CÂNCER DE PELE

O câncer de pele é um crescimento anormal das células da pele. A maioria das vezes se desenvolve em áreas da pele expostas aos raios do sol. O câncer de pele afeta pessoas de todas as cores e raças, embora aqueles com pele clara que queimem facilmente tenham um risco maior.

Tipos de Cancer de Pele

Nao Melanomas:

Queratoses Actinicas (QA) 

Estas manchas secas, escamosas ou manchas são crescimentos pré-cancerosos

  • As pessoas que apresentam QA costumam ter uma pele clara.
  • A maioria das pessoas vê suas primeiras QA após 40 anos de idade porque as QAs tendem a se desenvolver depois de anos de exposição solar.
  • As QAs geralmente se formam na pele que recebe muita exposição ao sol, como a cabeça, pescoço, mãos e antebraços.
  • Como uma QA pode progredir para um tipo de câncer de pele chamado carcinoma de células escamosas (CCE), o tratamento é importante.

Carcinoma basocelular (CBC) 

Este é o tipo mais comum de câncer de pele.

  • Os CBCs frequentemente se desenvolvem em pessoas com pele clara, mas podem ocorrer em pessoas com pele mais escura.
  • Os CBCs parecem como uma papula brilhante,perolada,com depressao central, erosao ou ulceracao, sangra quando traumatizado .
  • Os CBCs se desenvolvem após anos de exposição ao sol frequente ou predisposicao.
  • CBCs são comuns na cabeça, no pescoço e nos braços, mas podem se formar em qualquer parte do corpo, incluindo o peito, o abdômen e as pernas.
  • O diagnóstico precoce e o tratamento para CBC são importantes. CBC pode invadir o tecido circundante e crescer nos nervos e nos ossos, causando danos e desfigurações.

Carcinoma de células escamosas (CEC) 

O CEC é o segundo tipo de câncer de pele mais comum.

  • As pessoas com pele clara são mais propensas a desenvolver CEC, mas pessoas de pele mais escura nao estao livres.
  • Afeta principalmente idosos ( homens ) de pele e olhos claros, submetidos a exposicao solar por longos periodos.
  • O CEC costuma parecer como papula, nodulo ou placa eritematosa, indurada, ceratosica, crostosa em areas expostas.
  • O CEC tende a formar-se sobre a pele que recebe frequente exposição ao sol, como a borda da orelha, rosto, pescoço, braços, peito e costas. O CEC pode crescer profundamente na pele e invadir estruturas vitais e produzir metastases nos linfonodos. O diagnóstico precoce e o tratamento sao muito importantes para um bom prognostico.
  • Melanoma

O melanoma é a forma mais mortal de câncer de pele.

MELANOMA: VISÃO GERAL    

Melanomas: Este tipo de câncer de pele pode se desenvolver em uma lesao existente ou se parece com uma nova lesao na sua pele. Também chamado de melanoma maligno. O melanoma é o tipo mais grave de câncer de pele. Permitido a crescer, o melanoma pode se espalhar rapidamente para outras partes do corpo. Isso pode ser mortal. Há boas notícias. Quando encontrado precocemente, o melanoma é altamente tratável. Você pode encontrar melanoma cedo, seguindo este processo de 3 etapas:

  • O melanoma frequentemente se desenvolve em uma lesao ou de repente aparece como uma nova mancha escura na pele.
  • O diagnóstico precoce e o tratamento são cruciais.
  • Conhecer os sinais de alerta ABCDE de melanoma pode ajudá-lo a encontrar um melanoma precoce.

O melanoma: sinais e sintomas

Pacientes com melanoma: Este câncer de pele pode se formar em sua pele, couro cabeludo, órgãos genitais e até mesmo sob uma unha.

O melanoma, o câncer de pele mais mortal, pode aparecer em seu corpo de maneiras diferentes. Você pode ver um:

  • Modidificacao de uma lesao existente·
  • Novo ponto ou patch em sua pele.
  • Raio escuro sob uma unha ou unha do pé·
  • Banda de pele mais escura em torno de uma unha ou unha do pé·
  • Crescimento lento de uma pele grossa que parece uma cicatriz

Se você encontrar algo que parece ser melanoma, faça imediatamente uma consulta para ver um dermatologista. Esses médicos são especialistas em diagnosticar câncer de pele. Pesquisas mostram que os dermatologistas diagnosticam corretamente o melanoma mais do que qualquer outro tipo de médico.
Você pode ter melanoma sem sentir dor ou desconforto. Para muitas pessoas, o único sinal é uma mudança na pele, no couro cabeludo ou no prego.Às vezes, o melanoma causa um dos seguintes fatores:

  • Coceira
  • Dor
  • Sangramento

O melanoma é uma doença grave?

Melanoma é altamente tratável quando detectado precocemente, mas melanoma avançado pode se espalhar para os gânglios linfáticos e órgãos internos, o que pode resultar na morte. Estima-se que 9,730 pessoas morrerão de melanoma em 2017.

O que causa melanoma?

– A exposição à luz ultravioleta natural e artificial é um fator de risco para todos os tipos de câncer de pele, incluindo melanoma. Pesquisas indicam que a luz UV do sol e camas de bronzeamento podem causar melanoma e aumentar o risco de uma lesao benigna progredir para o melanoma .

– As pessoas que vivem perto do equador onde a luz solar é mais intensa são mais propensas a desenvolver melanoma do que as de outras regiões.

– Pessoas com mais de 65 anos podem experimentar melanoma com mais freqüência devido à exposição UV que receberam ao longo de suas vidas.

– Experimentar cinco ou mais queimaduras solares entre 15 e 20 anos aumenta o risco de melanoma em 80 por cento.

– A exposição a camas de bronzeamento aumenta o risco de melanoma, especialmente em mulheres de 45 ou mais jovens.

– Nem todos os melanomas são exclusivamente relacionados a UV – outras possíveis influências incluem fatores genéticos e deficiências do sistema imunológico.

Quem tem melanoma?

Melanoma pode atacar qualquer um.Os caucasianos são mais propensos a serem diagnosticados com melanoma do que outras raças. Mesmo entre os caucasianos, no entanto, certos indivíduos correm maior risco do que outros. Por exemplo:

– Os homens com mais de 50 anos apresentam maior risco de desenvolver melanoma do que a população geral.

– Você tem um risco substancialmente aumentado de desenvolver melanoma se você tiver mais de 50 moles, lesoes grandes ou nevos atípicos (incomuns).

– Seu risco é aumentado se você tiver uma história familiar de melanoma.

– Se você é caucasiano com pele clara, seu risco é maior do que um caucasiano com a pele verde-oliva.

– Ruivos e Loiros têm um maior risco de desenvolver melanoma. Os olhos azuis ou verdes também aumentam o risco de desenvolver melanoma.

– Suas chances aumentam significativamente se você já teve um melanoma prévio, ou se você teve carcinoma basocelular ou carcinoma de células escamosas, que são formas mais comuns de câncer de pele.

– Seu risco de melanoma também pode ser aumentado se você teve outros cânceres anteriores, como câncer de mama ou tireoideia.

O melanoma pode ser curado?

Quando detectado em seus estágios iniciais, o melanoma é altamente tratável. A taxa de sobrevivência média de cinco anos para indivíduos cujo melanoma foi detectado e tratado antes de se espalhar para os gânglios linfáticos é de 98%. As taxas de sobrevivência de cinco anos para os melanomas regionais (ganglios linfáticos) e distantes (outros órgãos / linfonodos) são 62 por cento e 18 por cento, respectivamente.

A detecção precoce é essencial. Procure seu dermatologista e faça uma avaliação em todo o seu corpo.