Os lasers de dióxido de carbono (co2) fracionais ou “pixelados” são um dos últimos avanços nos tratamentos de rejuvenescimento não cirúrgico da pele. O laser de co2 tem o comprimento de onda mais longo de todos os lasers no mercado e pode ser usado com segurança em tipos de pele mais escuras com os ajustes apropriados nas configurações.

Os lasers de co2 fracionados se destacam no tratamento de rugas mais profundas, mudanças de textura mais severas de danos causados ​​pelo sol, rugas, manchas, cicatrizes de acne e cicatrizes cirúrgicas ou traumáticas. Pode ser usado na delicada pele das pálpebras e em torno da boca. É também um tratamento muito eficaz para danos causados ​​pelo sol e crescimento pré-canceroso.

Tratamento fracionado com laser CO2

Pode ser usado para melhorar a textura, as rugas e a mancha no pescoço, no peito, nos braços e nas pernas, mas isso só deve ser feito por dermatologista porque o risco de complicações, incluindo cicatrizes, é maior nessas áreas.

Portanto, a questão de qual sistema fracionado de laser escolher é importante. Como você, como paciente, descobre? Primeiro, encontre um dermatologista cosmético respeitável ou cirurgião plástico.

Como funciona o laser de CO2 fracionado?

O laser de co2 fracionado leva o feixe de laser de co2 e os fracionamentos, ou pixelados que irradiam em milhares de minúsculos eixos de luz. Esses pequenos eixos de luz penetram nas camadas mais profundas da pele. A pele, em seguida, repara esses pequenos eixos, empurrando para fora a pele velha danificada pelo sol e substituindo-a por uma nova pele. O dano de calor “colateral” também ajuda a encolher o colágeno existente.

Posso fazer o laser de CO2 fracionado com outros tratamentos cosméticos?

Não no mesmo dia em geral. O laser de co2 é compatível a longo prazo com toxina botulínica ( Botox, Dysport ) ,ácido hialurônico , Sculptra, Radiesse e outras tecnologias baseadas em laser, luz intensa pulsada e microagulhamento.

Quanto tempo duraram os efeitos de um tratamento fracionário com laser resurfacing?

Isso depende de quão bem você proteja sua pele do sol e outros fatores que causam envelhecimento, como sua saúde geral, tabagismo, mudanças de peso, etc.

Quanto tempo o laser de CO2 fracionado leva ? Quando eu vou ver resultados?

Tenha em mente que o laser de co2 fracionado pode ser personalizado. Os tratamentos podem ser mais profundos, com mais cicatrização e tempo de inatividade, ou menos profundo, com menos tempo de cura. Quanto mais profundo o tratamento, melhor os resultados em geral. Mas alguns pacientes preferem ter dois tratamentos que não são tão profundos, para que possam evitar muitos períodos de inatividade.

Você verá alguns resultados imediatos, mas você não verá os resultados completos por 3-6 meses. Após a cura da pele, que pode demorar até 3 a 14 dias, haverá um período de 4 a 6 semanas depois, quando sua pele pode ficar um pouco rosa. Durante este período, sua pele ficará mais suave e parecerá menos manchada. À medida que a cor retorna ao normal, você verá menos linhas, menos manchas e mais brilho.

Como os tratamentos fracionados com laser de CO2 são realizados?

Este é um protótipo de tratamento é realizado em nosso consultório. Você precisa chegar 1 hora e meia antes do seu tratamento. Nós limparemos a área de tratamento e, em seguida, aplicará um creme anetésico na área a ser tratada. Nós também podemos dar aos nossos pacientes um analgésico, o que ajuda a reduzir o desconforto. Então, você simplesmente relaxa, lê e escuta música, enquanto o creme anestésico age.

Após cerca de uma hora, o creme anestésico será removido. O tratamento leva cerca de uma hora para um rosto completo e parece um pouco como uma sensação de “pinos e agulhas”. Um forte fluxo de ar frio (um refrigerador zimmer) é soprado na área durante o tratamento para torná-lo confortável. O desconforto varia de leve a moderado (2-4 / 10). Planeje estar em nosso consultório por 2 horas e meia no total.

São seguros os tratamentos nas pálpebras?

Sim, porque óculos especiais para laser são usadas para proteger o olho.

O tratamento do olho é então realizado nas pálpebras superiores e inferiores. É normal (como em todas as áreas tratadas com o laser de co2 fracionário) ter inchaço e vermelhidão durante 2-4 dias após o tratamento. Você também deve evitar toda exposição solar durante o tempo de cicatrização. Planeje 2-3 semanas para estar “pronto para a câmera”.

O que eu faço logo após o tratamento e qual é o tempo de cura?

Durante as primeiras 24 horas após o tratamento, sua pele pode sentir como se estivesse queimada pelo sol. Os pacotes de gelo congeladas são usados ​​5-10 minutos por hora durante as primeiras 5-6 horas após o tratamento.

Sua pele vai descascar por 2-7 dias e será rosa por 3 a 6 semanas. Essa cura depende da profundidade do seu tratamento. Depois de uma semana ou mais, você pode usar maquiagem para cobrir o rosa. Raramente, podem ocorrer hematomas, o que pode levar até duas semanas para resolver. Permita 2-4 semanas para casamentos, reuniões, fotos de família, etc., apenas para estar seguro. Permita mais tempo para os locais do corpo, como braços ou pernas.

Posso voltar ao trabalho e as atividades imediatamente?

Não, você precisará levar o resto desse dia para o gelo e cuidar da área tratada. Para os tratamentos fraccionados de co2 mais leves, você precisará 2-5  dias de tempo de inatividade. Para os tratamentos mais profundos, planeje 7-10 dias de cura antes de sair em público.

Quantos tratamentos eu preciso?

O número depende da extensão do seu dano solar, cicatrizes ou rugas e quanto tempo de inatividade você pode aceitar. Se você pode tolerar 7 dias de tempo de inatividade, geralmente você precisaria apenas de 1 ou 2 tratamentos fracionados de co2.

Existem motivos para não serem tratados com esses lasers?

Razões para não fazer um tratamento com laser fracionado podem incluir o uso de medicamentos que aumentam a fotossensibilidade, o uso de anticoagulantes (alguns são bons), uso de roacutan no último ano , quimioterapia, história de dificuldade de cura ou cicatrização, história de distúrbios hemorrágicos e gravidez.

Existem efeitos colaterais médicos ou cosméticos?

Um bom consultório de dermatologia com experiência em lasers é a melhor maneira de evitar quaisquer complicações. E as complicações são raras. Mas aqui está uma lista de algumas das possíveis complicações dos tratamentos fracionados com laser de co2:

  • dor . A maioria das pessoas sente  pouca dor durante o tratamento devido às medidas discutidas acima. Raramente há um leve desconforto no primeiro dia após a cirurgia, mas tylenol é eficaz para isso.
  • vermelhidão . Uma cor rosa pode persistir por duas semanas a dois meses após a cirurgia a laser. Em casos raros, pode durar de três a seis meses. Isso é mais comum em pacientes que têm história de rubor e coragem facilmente ou que já possuem vasos dilatados na superfície da pele.
  • cura de feridas . O laser de co2 provoca uma ferida superficial na pele que leva aproximadamente 2 a 10 dias para curar. A lesão superficial das camadas externas da pele pode resultar em inchaço leve a moderado. Crusting é raro, mas a descamação é comum. Uma vez que a superfície é tratada, pode ser sensível ao sol durante aproximadamente 4-6 semanas.
  • alterações de pigmentos. A área tratada pode cursar com pigmentação aumentada ou diminuída. Isso é raro e ocorre com maior freqüência em pele mais escura e 2-6 semanas após o tratamento. A hiperpigmentação geralmente desaparece em três a seis meses, embora raramente as alterações de pigmento possam ser permanentes.
  • inchaço excessivo. Imediatamente após a cirurgia a laser, haverá inchaço na pele. Esta é uma condição temporária e irá resolver durante três a sete dias.
  • cicatrização. Há uma pequena chance de cicatrizes. Isso inclui cicatrizes hipertróficas ou, muito raramente, cicatrizes quelóides. As cicatrizes quelóides são formações cicatrizadas grossas e elevadas. Para minimizar as chances de cicatrizes, é importante seguir cuidadosamente as instruções pós-operativas. É importante que qualquer histórico prévio de cicatrização desfavorável seja relatado.
  • exposição aos olhos. Existe também o risco de exposição prejudicial aos olhos à cirurgia a laser. É importante manter os olhos fechados e ter óculos de proteção em todos os momentos durante o tratamento a laser.
  • depressão ou dificuldades emocionais mesmo que o procedimento seja bem sucedido.
  • como cada paciente é único, talvez você não responda exatamente como os outros pacientes fazem. Você também pode não estar completamente feliz com os efeitos do tratamento.
  • infecção. Podem ocorrer infecções ocasionais. Se não for tratado prontamente, isso pode resultar em cicatrizes.