Microagulhamento é um tratamento não-cirúrgico para tratar linhas finas, flacidez facial, cicatrizes de acne e cicatrizes faciais, poros abertos, estrias e hiperidrose. O Microagulhamento ativa os processos restauradores naturais do corpo, remodelando o colágeno para transformar tecido envelhecido e danificado em uma pele mais suave, mais clara e mais vibrante.

TRATAMENTOS MICROAGULHAMENTO

Microagulhamento, também conhecido como terapia de indução de colágeno ou CIT, é uma nova inovação em medicina estética para o tratamento da aparência de linhas finas, cicatrizes de acne e melhoria da aparência geral da pele.

Durante este procedimento, são utilizadas microagulhas que criam micro-lesões controladas na pele para produzir colágeno e elastina. O processo de reparação da pele resulta na melhoria da aparência de rugas mais suaves.

BENEFÍCIOS DE MICROAGULHAMENTO

Os benefícios do Microagulhamento podem incluir redução na aparência de linhas finas e rugas, pele mais jovem com menos sinais de envelhecimento. Devido aos micro-furinhos não visíveis causados pelo Microagulhamento, a pele aumenta sua capacidade de absorção de ativos clareadores, vitaminas e medicamentos que podem ser aplicados pelo Dermatologista para potencializar o tratamento de sua pele.

O Microagulhamento também tem efeitos positivos no tratamento da hiper-pigmentação, hipo-pigmentação, cicatrizes de acne, cicatrizes traumáticas e, geralmente, cria uma aparência mais fresca ou brilho na pele.

ÁREAS RECOMENDADAS PARA ESTE TRATAMENTO

O Microagulhamento pode ser usado em todas as partes do corpo, incluindo: face, pescoço, decote, braços, mãos, pernas, abdômen e costas.

O QUE ACONTECE DURANTE O PROCEDIMENTO

Cerca de 50 minutos antes de começar o procedimento, é aplicado um creme anestésico para diminuir um possível incômodo causado pelas agulhas. Após o procedimento podem ser aplicadas substâncias diretamente sobre a pele para potencializar o efeito do tratamento. Isso é o que chamamos de “drug delivery”. O tempo de cada sessão depende da área a ser tratada e da indicação do tratamento.

O método é responsável por gerar estímulos na pele e a resposta do corpo vem através de um processo de cicatrização, desencadeando a produção de colágeno e elastina. Entre os benefícios resultantes do processo, vale destacar a grande melhora na textura da pele, rejuvenescimento, o fechamento dos poros dilatados e a melhora na aparência de cicatrizes.

O MICROAGULHAMENTO DÓI?

Depende muito da sensibilidade do paciente. O creme anestésico reduz bastante o desconforto.

RESULTADOS DO MICROAGULHAMENTO

Os pacientes observam um “brilho” imediato na pele. Mudanças visíveis na pele se desenvolvem ao longo de vários dias e semanas. Os resultados podem continuar a melhorar até 6 meses após um tratamento, devido a contínua produção de colágeno. Manchas e alguns tipos de melasma tem uma boa resposta com o tratamento.

TEMPO DE INATIVIDADE

Imediatamente após o tratamento, você notará uma vermelhidão na pele. O tempo de cicatrização total depende de cada paciente pois depende do número de sobreposições necessárias no seu tratamento. Em média, os pacientes ficam um pouco vermelhos por até 2 a 4 dias. Muitos pacientes curam completamente nas primeiras 24 horas.

Seu dermatologista pode indicar produtos de cuidados para pele que podem ajudar a acelerar o processo de cicatrização.

CUIDADOS PÓS TRATAMENTO

Use um sabonete suave com água morna durante as primeiras 48 horas após o tratamento. Limpe com cuidado.

Use apenas produtos de cuidados da pele delicados durante os três primeiros dias. Pergunte ao seu dermatologista.

Evite maquiagem em pó nos três dias seguintes ao seu procedimento.

Evite a exposição ao sol durante 24 horas. Depois disso, aplique protetor solar com SPF 30 ou mais diariamente.

Evite nadar, atividade extenuante e exercício durante as primeiras 24 horas após o tratamento.

NÚMERO DE TRATAMENTOS MICROAGULHAMENTO

Recomenda-se, na maioria dos pacientes, uma série de 2-3 tratamentos espaçados com cerca de 2 a 4 semanas de intervalo.

Para pacientes com rugas profundas, foto-envelhecimento avançado ou cicatrizes de acne é recomendável receber 6-8 sessões em intervalos de  2 a 4 semanas.

MICROAGULHAMENTO PARA REJUVENESCIMENTO DA PELE

O Microagulhamento tornou-se conhecido pela capacidade de rejuvenescer completamente o rosto, resultando em uma pele mais firme e mais jovem. O Microagulhamento também pode ser usado para restaurar a perda de cabelo, injetando ativos no couro cabeludo.

Microagulhamento no tratamento do melasma

O microagulhamento é um poderoso aliado no combate a melasmas.

Melasma são manchas escuras na pele, ocasionadas pelo excesso de pigmentação, que normalmente aparecem no rosto, sendo mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, mas também afeta alguns homens.

O tratamento de microagulhamento proporciona o clareamento e a diminuição das manchas devido a aplicação de ativos clareadores que penetram na pele através dos microfuros feitos pelo procedimento.

Microagulhamento no tratamento das cicatrizes da acne

O procedimento baseado em micro-agulhas também está sendo utilizado para minimizar cicatrizes. A micro agulha é usada para quebrar os tecidos fibrosos da cicatriz e a aplicação de ativos estimulam o crescimento de tecido saudável.

O tratamento também é recomendado para pacientes que apresentam cicatrizes na região da face, causadas por acnes, cirurgias ou acidentes. Deve ser feita uma análise por um dermatologista e, sendo comprovada a cicatriz atrófica, buraco ou relevo deixado na pele, o tratamento pode ser iniciado imediatamente.

Microagulhamento no tratamento de diversas doenças da pele

O microagulhamento é uma ótima solução e tem atraído a atenção das pessoas no mundo todo. O tratamento, altamente eficaz, não invasivo e seguro, é um poderoso método no combate a estrias, melasmas, cicatrizes, rugas e diversos outros problemas de pele.

Caso tenha interesse ou dúvida sobre o procedimento, consulte o seu dermatologista. É importante seguir as recomendações de um especialista para obter excelentes resultados.