O que é Sculptra

Sculptra é um bioestimulador com base em ácido poli-L-lático. Ele extremamente eficaz quando usado como tratamento contra a flacidez facial e corporal. É capaz de suavizar o aspecto de rugas e linhas finas, e também pode ser usado para devolver o volume facial e reduzir a celulite.

O ingrediente principal do Sculptra, ácido polilático, tem sido utilizado por mais de 20 anos em produtos cirúrgicos e é biologicamente inerte. Ou seja, não há risco de reações alérgicas durante o tratamento.

Tratamento com Sculptra

O tratamento com Sculptra restaura o volume facial e trata a lipoatrofia facial ou perda de gordura subcutânea.

Esse é um procedimento aprovado pela FDA para amenizar a lipoatrofia facial, bem como para melhorar a aparência de olhos, têmporas e bochechas afundadas.

O Sculptra promove a produção de colágeno, ajudando a reconstruir a estrutura de qualquer área afetada pela perda da gordura. Ele não representa risco de reação alérgica para os pacientes.

A perda de gordura facial moderada pode exigir de três a cinco sessões de tratamento, que são normalmente realizadas com 40 dias de intervalo.

Sculptra não apenas restaura o volume facial, mas também a qualidade de vida de muitos pacientes. A depressão e a ansiedade freqüentemente associadas à lipoatrofia facial são muitas vezes amenizadas pelo resultado do tratamento com Sculptra.

Indicações para tratamentos com Sculptra

As injeções com Sculptra podem ser usadas para aumentar o volume facial. A perda de gordura facial devido à lipoatrofia pode causar aspecto oco sob os olhos, perda da definição dos lábios e aparência afundada nas bochechas. A base de ácido poliláctico do Sculptra é capaz de restaurar a definição natural do rosto.

Os bioestimuladores podem ser utilizados também como forma de prevenir e retardar o envelhecimento biológico. Durante o processo natural de envelhecimento, ocorre a perda gradual de gordura no rosto. Por isso, várias pessoas relatam a sensação de que o rosto está “derretendo”. O Sculptra estimula a produção de colágeno, freando esse processo e restaurando as áreas já comprometidas.

O Sculptra é também indicado para atletas que perderam grandes volumes de gordura na face. Os efeitos são incríveis.

O Sculptra, inclusive, ganhou o apelido de “lifting facial líquido”, devido sua eficácia na promoção de uma aparência mais jovem e saudável.

A popularidade dos tratamentos com Sculptra para reduzir a aparência de rugas profundas e dobras faciais se deve aos seus efeitos mais duradouros. Esse é um dos procedimentos mais procurados pelos pacientes que buscam rejuvenescer todas as áreas do rosto.

Hoje, o Sculptra já é também utilizado em diversas partes do corpo, como pescoço, colo, interno de coxa e braço, barriga e joelhos. Ele pode até mesmo ser usado para tratar o temido “umbigo caído”, além de ajudar na redução da celulite.

O Processo de Tratamento Sculptra

Como o Sculptra é uma substância sintética e biocompatível, feita a partir de ácido lático – uma substância natural que já está presente no seu corpo – não há necessidade de realizar um teste de alergia antes do tratamento.

O tratamento com Sculptra é feito diretamente no consultório do seu dermatologista. Antes do tratamento, seu dermatologista irá determinar os pontos de injeção e marcá-los em seu rosto. Se desejar, um anestésico tópico pode ser aplicado para minimizar o desconforto durante o tratamento.

Pouco antes de uma injeção de Sculptra ser administrada, a suspensão é acrescida de anestésico. O produto deve ser reconstituído 48h antes do procedimento.  A suspensão do Sculptra é injetada, usando uma seringa ou cânula muito fina, nos pontos delimitados.

Começando imediatamente após o tratamento, as áreas tratadas são massageadas por alguns minutos para distribuir uniformemente a suspensão Sculptra. Esta massagem ajuda a prevenir a formação de nódulos sob a pele.

Há pouco ou nenhum tempo de inatividade após receber injeções Sculptra. A maioria dos pacientes podem retornar imediatamente às suas atividades normais. Pode ocorrer vermelhidão ou inchaço nos locais de injeção, mas esses efeitos desaparecem rapidamente. Uma compressa fria pode ser aplicada, conforme necessário.

Como o Sculptra funciona?

Os cristais microscópicos do Sculptra induzem uma leve reação inflamatória sob a pele, onde foram injetados. Isso desencadeia e estimula a produção de colágeno no corpo. A produção de colágeno aumenta gradualmente, por isso, os resultados do tratamento com Sculptra podem ser observados entre quatro a seis semanas.

Os resultados são imediatos?

Imediatamente após o tratamento com Sculptra, a área do rosto que foi injetada parece ser preenchida, mas isso é simplesmente devido à presença de água na injeção Sculptra. Esta plenitude temporária irá diminuir em alguns dias. Os efeitos verdadeiros e duradouros do tratamento Sculptra levam algumas semanas para se tornarem evidentes.

Embora os efeitos de Sculptra levem algum tempo para se manifestar, eles podem durar até dois anos. Os resultados do tratamento com outros injetáveis ​​para a pele, enquanto isso, normalmente duram apenas alguns meses.

Manutenção do Sculptra

Uma vez os efeitos de Sculptra demoram um pouco a se tornem aparentes, o regime de tratamento geralmente é “tratar, esperar, avaliar”. Ou seja, seu médico deve aguardar e ver se a quantidade administrada pela primeira vez foi suficiente. Após esta avaliação, poderá saber se as injeções adicionais são necessárias ou não.

Riscos e Benefícios

Os efeitos positivos do tratamento com Sculptra incluem o aumento da espessura da pele e do volume facial, conferindo ao rosto uma aparência mais saudável e jovem. Na verdade, o tratamento com Sculptra tornou-se conhecido como “lifting facial líquido”.

Os resultados do Sculptra podem durar até dois anos, enquanto os resultados de outros injetáveis normalmente duram alguns meses, no máximo.

No geral, o Sculptra está associado a menos riscos e efeitos colaterais do que outros tratamentos injetáveis. Os efeitos colaterais podem incluir sensibilidade, inchaço, vermelhidão e hematomas nos locais de injeção.

Os resultados das injeções com Sculptra podem levar de quatro a seis semanas para se tornarem visíveis.

Perguntas frequentes sobre Sculptra

Do que o Sculptra é feito?

O Sculptra é sintético e não derivado de fontes animais. O principal ingrediente do Sculptra é o ácido poli-L-lático (PLA), uma substância que tem sido utilizada por mais de 30 anos para diversas aplicações médicas, como suturas absorvíveis, parafusos e placas ósseas, além de um método para administração de medicação.

O PLA é feito de ácido lático, uma substância natural que é necessária para o metabolismo celular. O ácido lático já está presente no corpo humano.

O tratamento com Sculptra é doloroso?

Alguns indivíduos acham o tratamento com Sculptra doloroso, enquanto outros não sentem dor ou desconforto. É uma questão individual. Se você está preocupado com a possível dor, converse com o seu dermatologista. Pode ser utilizado um anestésico tópico para reduzir o incômodo nos locais onde serão aplicadas as injeções.

Como o Sculptra é diferente de outros injetáveis?

  • Seus efeitos duram até dois anos; os resultados da maioria dos outros injetáveis ​​duram por alguns meses.
  • Sculptra é sintético: não derivado de fontes humanas, animais ou de plantas.
  • O resultado do Sculptra é gradual e natural, sem excessos ou transformações radicais.
  • Sculptra é completamente biocompatível (não prejudicará o corpo).
  • Sculptra não é colocado em uma injeção “local”; é usado em um padrão para preencher uniformemente o rosto na área do problema. A área tratada é massageada para distribuir uniformemente o Sculptra.
  • Sculptra é fornecido como um pó de microcristais, que são misturados com água estéril, ao contrário de outros tratamentos, normalmente fornecidos em forma de gel.

Quando eu vou ver resultados?

Os verdadeiros resultados do tratamento com Sculptra levam algumas semanas para se manifestar. Um período de quatro a seis semanas é uma boa estimativa de quanto tempo os efeitos do tratamento Sculptra levam para se tornar aparentes.

Há tempo de inatividade após o tratamento com Sculptra?

O tratamento com Sculptra envolve tempo de inatividade mínimo. Os pacientes geralmente são capazes de retomar suas atividades diárias normais, assim que seu tratamento for completo. No entanto, algumas pessoas optam por aguardar até que eventuais inchaços ou vermelhidões desapareçam.

Quanto tempo os resultados Sculptra duram?

Os resultados Sculptra são muito duradouros – até dois anos ou mais – em comparação com os meses de duração dos efeitos de outros injetáveis. Depois disso, são recomendadas sessões anuais de manutenção.