Acne Masculina e suas complicações

A acne é uma doença de pele muito comum em homens, tanto adolescentes quanto adultos.

Esta condição da pele é multifatorial, o que significa que pode ser diversas causas. Em parte, envolve as glândulas sebáceas e os folículos pilosos.

A acne pode causar um grande impacto na vida física e emocional das pessoas acometidas. Quando não tratada, pode deixar cicatrizes permanentes, afetando especialmente a confiança e a auto-estima.

A acne em adolescentes é quase sempre presente, variando somente o grau de severidade. Geralmente termina no final da adolescência, porém pode persistir em homens adultos.

A acne em homens pode ser mais duradoura e severa em comparação com as mulheres.

É bastante difícil determinar a causa exata da acne adulta nos homens; hormônios, estresse, dieta e sono insuficiente foram considerados, mas nenhuma causa exata foi estabelecida.

Felizmente, a acne adulta em homens pode não ser tão grave quanto a acne experimentada por meninos adolescentes. Pensa-se que, no total, 25% a 40% de casos de acne são em homens adultos.

Em geral, acredita-se que a acne seja causada pela produção excessiva de uma substância oleosa denominada sebo.

Os milhões de folículos presentes na pele humana produzem sebo, que é e o óleo natural da pele. Mas, quando ocorre uma superprodução de sebo, ele pode causar bloqueio ou obstrução dos folículos ou dos poros.

O bloqueio pode se manifestar clinicamente em diferentes formas: cravos, nódulos, pústulas ou cistos. À medida que os poros são entupidos pelo sebo, as paredes do folículo podem se esticar.

Muitas vezes, ocorre o crescimento bacteriano no local. Se as paredes do folículo se romperem, é normal que o sistema imunológico do corpo responda e envie células para atacar as bactérias e outros corpos estranhos.

Essa reação resulta na vermelhidão visível na pele e na presença de pus.

Muitas vezes, somente a limpeza correta e uso dos cosméticos certos podem tratar a acne. Felizmente, hoje em dia contamos um um grande arsenal de terapias eficazes para os casos mais graves! Marque hoje mesmo uma consulta e faça uma avaliação.