Redução de gorduras localizadas e manchas na pele são alguns dos principais benefícios desse tratamento
Mesoterapia, também chamada de intradermoterapia, é um tratamento estético minimamente invasivo que visa tratar incômodos como gordura localizada, celulite, sinais de envelhecimento e queda de cabelo. A técnica envolve a aplicação de substâncias ativas diretamente nas camadas da pele afetadas.
Por isso, os benefícios da mesoterapia são variados, revitalizando a pele de áreas, como rosto, papada, braços, abdômen e flancos, sem a necessidade de grandes incisões ou internações. O tratamento é personalizado de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.
Consulte a Dra. Claudia Savassi para saber o melhor tratamento para seu caso.
Como a mesoterapia é realizada?
Antes de conhecer os benefícios da mesoterapia, é importante saber que essa técnica deve ser feita em consultório por um profissional capacitado. Esse profissional utiliza agulhas finas para aplicar várias injeções na pele. O conteúdo aplicado pode variar entre enzimas, minerais, vitaminas ou medicamentos, conforme o tratamento específico a ser realizado.
A aplicação de enzimas para tratar gordura localizada é um dos procedimentos mais comuns na mesoterapia. Nesses casos, as enzimas são injetadas diretamente nas áreas com acúmulo de gordura, onde atuam quebrando as células adiposas e facilitando a eliminação natural pelo organismo.
Essa ação direcionada acontece também no tratamento de outras condições e representa um dos principais benefícios da mesoterapia, permitindo resultados mais eficazes e localizados em comparação a outros tratamentos estéticos não invasivos.
Antes da aplicação das substâncias, o especialista administra anestésico local para o conforto do paciente. Assim, o tratamento é indolor, podendo causar apenas leve desconforto em pessoas mais sensíveis. O procedimento é rápido e dura em média 30 minutos. A quantidade de sessões e o intervalo entre estas dependem da gravidade do problema e da resposta de cada organismo.
Quais os benefícios da mesoterapia?
Os benefícios da mesoterapia são diversos, destacando-se a aplicação localizada de substâncias ativas como um dos principais. Outras vantagens desse tratamento são:
Procedimento minimamente invasivo
A mesoterapia é menos agressiva do que muitos procedimentos estéticos. Esse fator compõe os benefícios da mesoterapia, pois significa que esse tratamento não requer incisões, internações e tempo prolongado de recuperação. Além disso, o paciente é liberado logo após o procedimento para retornar às atividades cotidianas.
Dado o procedimento ser minimamente invasivo e as perfurações da agulha serem pequenas e superficiais, os riscos de complicações são reduzidos, assim como os efeitos colaterais imediatos à técnica são geralmente leves e temporários.
Resultados rápidos
A rapidez dos resultados é mais um dos benefícios da mesoterapia por causa da aplicação direta de substâncias ativas na área a ser tratada. Geralmente, os pacientes observam melhorias visíveis em suas preocupações estéticas logo após algumas sessões.
Além disso, os resultados acelerados estão associados à mesoterapia devido à vantagem de não precisar aguardar um tempo de recuperação prolongado, o que é comum em procedimentos mais invasivos e que costumam adiar os resultados.
Reduz gorduras localizadas
Um dos principais benefícios da mesoterapia é a redução de gorduras localizadas, que são depósitos de gordura em regiões específicas do corpo, como abdômen e coxas. Esse procedimento melhora o contorno corporal em poucas sessões, geralmente até dez, sendo uma alternativa a técnicas mais invasivas, como a lipoaspiração tradicional.
Reduz manchas na pele
A suavização de manchas da pele é mais um dos benefícios da mesoterapia, que permite a aplicação de ativos clareadores, como ácido tranexâmico e vitamina C, nas áreas afetadas por hiperpigmentação por diversas condições dermatológicas, como o melasma. Esses ingredientes regulam a produção de melanina e reduzem a aparência das manchas de forma gradual, uniformizando o tom da pele.
Melhora sinais de envelhecimento
Pessoas que já apresentam sinais de envelhecimento podem perceber os benefícios da mesoterapia. A suavização de rugas e linhas de expressão pode ser obtida com a administração de vitamina A, C e E, combinados com ácidos como o glicólico.
Esses ingredientes ativos estimulam a renovação celular e a produção de colágeno, contribuindo para melhorar significativamente a textura cutânea. O resultado é um efeito rejuvenescedor devido à aparência da pele mais firme e uniforme.
Quem pode se beneficiar da mesoterapia?
Pessoas que desejam melhorar a aparência da pele podem recorrer aos benefícios da mesoterapia. Portanto, as principais indicações são para quem precisa:
- Diminuir a celulite;
- Tratar estrias;
- Aprimorar a textura da pele;
- Melhorar a firmeza e a elasticidade da pele;
- Amenizar rugas e linhas de expressão;
- Tratar manchas e irregularidades cutâneas;
- Reduzir a gordura localizada;
- Combater a queda de cabelo.
Consulte a Dra. Claudia Savassi para saber o melhor tratamento para seu caso.
Mesoterapia capilar
Indicado para pessoas que desejam tratar a queda de cabelo e outros problemas capilares, esse tipo de procedimento visa restaurar a saúde dos fios, promovendo crescimento e fortalecimento.
A técnica é realizada a partir da aplicação de substâncias e medicamentos em consultório médico, proporcionando resultados seguros e significativos.
A mesoterapia capilar pode combater as seguintes condições:
- Alopecias não cicatriciais;
- Queda capilar;
- Fios finos e quebradiços.
Potenciais riscos e efeitos colaterais
Realizar o procedimento com profissionais capacitados permite aproveitar os benefícios da mesoterapia e reduzir os riscos. No entanto, é importante estar ciente de que podem ocorrer efeitos colaterais, e essa possibilidade deve ser discutida com o especialista antes de iniciar o tratamento. Alguns dos efeitos adversos que podem ocorrer são:
- Dor no local da aplicação;
- Sensibilidade na área manipulada;
- Inchaço e vermelhidão na região tratada por alguns dias;
- Pequenos hematomas;
- Coceira e/ou irritação temporária;
- Infecção;
- Reações alérgicas, em casos raros;
- Resultados diferentes do esperado.
Agende uma consulta com a Dra. Claudia Savassi.
Fonte: