As estrias são comuns na gravidez devido ao estiramento da pele, mas existem formas de evitá-las e até mesmo tratá-las
As estrias são cicatrizes causadas pelo estiramento das fibras elásticas da pele e pela perda de colágeno. Geralmente, elas aparecem após rápidas alterações de peso, como ao engordar ou durante a gravidez. Coceira e vermelhidão são os primeiros indícios de seu aparecimento.
A marca da estria aparece na pele com a cor avermelhada ou arroxeada. Nesta fase, elas ainda estão inflamadas pelo recente rompimento da pele e podem ser tratadas apenas com cosméticos para que cicatrizem da forma mais discreta. Quando adquirem coloração branca, significa que houve a cicatrização e esse tipo de tratamento não trará os resultados esperados.
Quero agendar minha avaliação!!!
O que causa estrias na gravidez?
O corpo passa por várias transformações durante a gravidez, como alterações hormonais, aumento de peso e de volume corporal. Essas condições contribuem para o esticamento e rompimento das fibras da pele, o que propicia o aparecimento das estrias na gravidez. As áreas mais afetadas pelo aumento de peso e pelas estrias são:
- Região abdominal;
- Seios;
- Coxas;
- Glúteos.
Como prevenir as estrias na gravidez?
Como não é possível evitar o estiramento abrupto da pele na gravidez devido ao crescimento do bebê, a melhor forma para minimizar a ocorrência de estrias na gravidez é tomar alguns cuidados durante essa fase, que incluem:
Alimentação equilibrada
Uma alimentação equilibrada é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê e para o controle do peso. Além disso, a ingestão de alimentos nutritivos contribuem para uma pele mais firme e resistente, evitando o aparecimento de estrias na gravidez.
Praticar atividade física moderada
A atividade física oferece benefícios para a mente e para o corpo todo. Praticá-la rotineiramente, tomando os cuidados necessários relacionados à carga e à intensidade, ajudará a manter o peso dentro do recomendado e a controlar as estrias na gravidez.
Mantenha a pele hidratada
A pele hidratada é mais resistente e torna-se menos propícia a sofrer com as mudanças citadas. Utilizar hidratantes contribui com a elasticidade da pele e ajuda a evitar as estrias na gravidez. Outros cuidados importantes são beber a quantidade necessária de água diariamente e evitar banhos em altas temperaturas.
Agende sua consulta com a Dra. Claudia Savassi!
Tratamentos estéticos para estrias na gravidez
A rotina de cuidados diários é fundamental para amenizar a aparição de estrias na gravidez. Quando ela surge e não é possível minimizar sua aparência com cosméticos antes da cicatrização, o indicado é recorrer a tratamentos estéticos com o uso de tecnologia. As indicações mais eficazes são:
Morpheus 8
Morpheus 8 é uma tecnologia eficiente no combate às estrias que utiliza a radiofrequência fracionada de forma minimamente invasiva. Esse procedimento usa ondas eletromagnéticas para melhorar a textura e a firmeza da pele com a estimulação de colágeno.
Laser Quanta
O laser é outro aliado no combate às estrias na gravidez. Ele provoca a reorganização das fibras da pele ao ocasionar pequenas lesões na região a ser tratada. A regeneração melhora a aparência das estrias.
Radiofrequência
Os equipamentos que utilizam a radiofrequência costumam estimular a produção de colágeno e provocar a regeneração da pele por meio da cicatrização. Esses processos suavizam a aparência de estrias na gravidez.
Microagulhamento
O microagulhamento é um dos tratamentos mais conhecidos para amenizar as estrias. O procedimento melhora a absorção de cremes e ácidos, proporciona a renovação celular, a irrigação sanguínea local e a produção de colágeno.
Peeling químico
O peeling químico é mais uma das opções para o tratamento de estrias com a utilização de ácidos e esfoliantes para regenerar a pele. O produto depende da avaliação profissional, que considera fatores como o tipo de pele e o aspecto das estrias.
Para saber mais, entre em contato e agende sua consulta com a clínica Claudia Savassi.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica