Fale conosco pelo WhatsApp

Para que serve a radiofrequência fracionada?

Mulher realizando procedimento com radiofrequência fracionada no rosto.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
  • Por:
  • Publicado em 13/07/2023
  • 4 min. de leitura

Tecnologia regenera a pele e estimula a produção de colágeno e elastina por meio da aplicação de ondas eletromagnéticas

O rejuvenescimento da pele é uma meta que muitas pessoas desejam atingir. Atualmente, diversos tratamentos e tecnologias são importantes para a obtenção deste resultado. Um deles é a radiofrequência fracionada, utilizada no tratamento de flacidez, marcas de expressão, rugas, celulites e estrias.

Entenda, nesta publicação, como a radiofrequência fracionada atua na pele, quais são suas indicações e as principais tecnologias que utilizam esse tipo de tratamento. Boa leitura!

O que é radiofrequência fracionada?

Radiofrequência fracionada é o nome dado à utilização de ondas eletromagnéticas em tratamentos de pele com o intuito de reduzir manchas e outras marcas que podem surgir com o passar dos anos ou por fatores externos.

As ondas liberadas no tratamento atuam na pele aumentando localmente sua temperatura. Isso faz com que seja estimulada a produção de colágeno e elastina, substâncias muito importantes para a sustentação da pele. Além disso, a radiofrequência fracionada também estimula a diminuição de depósitos de gordura que podem ocorrer em casos de flacidez.

Como é o procedimento de radiofrequência fracionada?

Por meio de um equipamento que desliza pela pele em movimentos circulares, são realizados pequenos furos que entram em contato com as ondas eletromagnéticas. Como dito anteriormente, esses furos são essenciais para estimular o processo de cicatrização e renovação de substâncias como o colágeno e a elastina.

Na preparação para o procedimento, é importante que a pessoa esteja com a pele limpa e sem acessórios. Em alguns casos, pode ser necessário aplicar uma camada de pomada anestésica para evitar dor e desconforto durante o tratamento, ainda que, na maioria das pessoas, o desconforto seja mínimo.

O número de sessões de radiofrequência fracionada depende das características da paciente, da finalidade do tratamento e do tipo de equipamento utilizado. Em alguns casos, já é possível notar diferenças após cinco sessões.

Benefícios da radiofrequência fracionada para a pele

Além do fato de a radiofrequência fracionada ser benéfica no rejuvenescimento da pele por meio da diminuição de marcas de expressão e outros sinais, o tratamento ainda atua na melhora da textura da pele, deixando seu aspecto mais uniforme.

Para além disso, o tratamento, por meio do processo de cicatrização dos pequenos furos, estimula a melhora da microcirculação, da hidratação e da oxigenação da pele, o que também contribui para uma aparência final melhor e mais rejuvenescida.

Por fim, vale destacar que a radiofrequência fracionada é um tipo de tratamento muito seguro que se adapta a todos os tipos de pele.

Em que casos a radiofrequência fracionada é indicada?

A radiofrequência fracionada pode ser indicada para diminuir marcas e sinais como:

  • Flacidez;
  • Marcas de expressão;
  • Rugas;
  • Manchas de acne;
  • Estrias;
  • Celulites;
  • Cicatrizes;
  • Manchas de sol.

A indicação do tratamento deve ser feita por um médico dermatologista, após uma avaliação profunda e minuciosa das imperfeições da pele. Assim, é possível realizá-lo com toda a segurança que esse tipo de tecnologia oferece.

Existem contraindicações?

Apesar de ser um tratamento seguro e indicado em muitas situações, ela deve ser evitada em alguns casos, tais como:

  • Mulheres grávidas e lactantes;
  • Pessoas com febre ou alguma doença infecciosa;
  • Pessoas com doenças inflamatórias de pele não tratadas, como acne ou rosácea;
  • Pessoas com hipertensão arterial e diabetes descontroladas;
  • Pessoas que usam aparelhos ortodônticos ou próteses metálicas na área de aplicação.

Tecnologias que usam radiofrequência fracionada

A radiofrequência fracionada é utilizada em alguns dispositivos de tratamentos estéticos. Conheça-os a seguir:

Morpheus 8

O Morpheus 8 é um equipamento versátil utilizado no tratamento de flacidez em diversas partes do corpo, como rosto, coxas, braços, abdômen, colo e mamas. O diferencial de suas ponteiras — que são de dois tipos, face e body, dependendo da área aplicada — é a possibilidade de aplicação da radiofrequência fracionada em áreas de difícil acesso, além das camadas mais profundas da pele.

Secret RF

O Secret RF é um aparelho que utiliza a radiofrequência fracionada para rejuvenescer a pele e criar um efeito lifting, que melhora a sustentação sem a necessidade de procedimentos invasivos. O equipamento, composto por agulhas de uso único, isoladas e não isoladas, pode ser utilizado em diversas áreas do corpo. Ele conta com um dispositivo que garante que toda a energia utilizada na emissão das ondas eletromagnéticas seja aproveitada no tratamento, garantindo resultados mais precisos.

Entre em contato com a clínica Claudia Savassi.

 

Fontes:

Clínica Claudia Savassi;

MedSystems.