Quais indicações do Botox ?

A toxina botulínica (Botox/Dysport/Xeomin) é um tratamento aprovado para melhorar a aparência de linhas de expressão leves, moderadas e severas entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos (“pés de galinha”), para mudar o desenho ou arqueamento das sobrancelhas e eliminar o suor excessivo (hiperidrose).

Como o Botox funciona?

As repetitivas contrações musculares de franzir a testa e apertar os olhos, ao longo dos anos, causam o que chamamos de marcas de expressão (rugas dinâmicas).

Os músculos se contraem quando recebem estímulos da acetilcolina. O Botox age bloqueando a ação desta substância, somente na área que recebeu a aplicação.

Já no caso de sudorese excessiva ela age bloqueando o estímulo do suor nas glândulas sudoríparas das axilas, mãos e pés.

Como é feito o tratamento?

O tratamento com Botox é feito no consultório, e é bastante tolerável. Em pacientes mais sensíveis, pode ser aplicado um creme anestésico previamente.

Após avaliar os movimentos do paciente, o dermatologista injeta o Botox nos músculos com o objetivo de reduzir temporariamente a atividade muscular.

A partir de quatro dias, você começará a notar um alisamento visível das marcas de expressão onde foi injetado o botox.

Hoje em dia, o que mais se preconiza e a realização de um Botox preventivo. Isso significa começar a aplicar a toxina aos primeiros sinais de envelhecimento para evitar o aparecimento das rugas e consequentemente as marcas.

Fazendo isso cedo pode-se envelhecer de forma natural e harmônica e muitas vezes, sem necessidade de grandes intervenções cirúrgicas.

Não existe uma idade determinada para o início do tratamento. Isso varia muito de acordo com o tipo de pele, estilo de vida e genética.

Quando vejo o resultado?

Você pode começar a notar resultados a partir do quarto dia, com efeitos que duram de três a seis meses.

Ficarei sem expressão com a aplicação do Botox?

Não. O primeiro passo é conversar sobre os resultados que você deseja com o tratamento, qual a sua expectativa, e o dermatologista avaliará a real indicação para o tratamento.

O tratamento do Botox dói?

Alguns pacientes relatam que ficam incomodados com a picadinha da injeção de Botox. O especialista pode usar gelo para adormecer a área de tratamento.

Se você está preocupado com o desconforto, o especialista pode aplicar um creme anestésico tópico antes de administrar seu tratamento.

Quanto tempo dura o Botox?

Geralmente, o tratamento com Botox dura de 3 a 6 meses. Os homens possuem uma musculatura maior e mais forte, por isso, consideramos 4 meses. O tratamento para sudorese costuma durar entre 8 a 12 meses.

Preciso afastamento do trabalho após a aplicação do Botox?

Não. Pode voltar ao trabalho imediatamente, porém, nas próximas 4 horas após aplicação é recomendado não fazer exercícios físicos ou massagear o local.

Após a aplicação é comum ficarem pequenos nódulos onde foi aplicado o Botox, mas somem após alguns minutos.

Pequenos hematomas podem ocorrer como todo procedimento que envolve o uso de agulhas.

Quanto tempo dura o tratamento?

Seu especialista irá discutir os objetivos do seu tratamento e realizar uma análise facial para determinar os tratamentos adequados para você.

O processo não é demorado, mas dependerá das áreas que irá tratar.