Os preenchimentos injetáveis trouxeram novas dimensões ao campo da dermatologia estética, permitindo novas formas de rejuvenescimento facial e tratamentos anti-rugas sem cirurgia.

Os preenchimentos injetáveis ​​de pele e rugas são usados ​​para aumentar o volume do tecido (como ocorre com o aumento dos lábios), preencher espaços, reduzir as rugas e melhorar o contorno geral da pele.

Podem também ser usados para tratamentos anti-envelhecimento de curto e médio prazos. Imediatamente, já se pode corrigir um volume perdido e atenuar uma ruga. Ao mesmo tempo, há o estímulo de colágeno, que é um processo mais lento.

Existem preenchedores definitivos como PMMA, silicone, etc – que não são absorvidos pelo corpo – e os preenchedores temporários, como o ácido hialurônico, que são absorvidos pelo corpo.

Preenchimento com Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico é um hidratante natural que facilita a absorção de água pela pele, ajudando a hidratar e manter a pele mais firme. Trata-se de uma substância presente naturalmente em nossa pele, mas que diminui com o passar dos anos, junto com as fibras de colágeno, levando à formação de rugas, sulcos e depressão da pele.

O preenchimento à base de ácido hialurônico é sintético e ajuda a restaurar uma aparência mais jovem da pele. O ácido hialurônico irá substituir a perda de volume e melhorar o aspecto e luminosidade da pele.

Seu efeito total dura de 6 a 18 meses, dependendo do tipo do preenchedor e do estilo de vida de cada pessoa.

Nos últimos anos, muitos produtos foram introduzidos para uso em dermatologia cosmética. O preenchedor à base de ácido hialurônico oferece um excelente aprimoramento estético, preenchendo rugas faciais e suavizando a pele, e tem menor incidência de efeitos colaterais. Existem vários tipos de ácidos hialurônicos com indicações próprias para cada necessidade e parte do rosto e corpo.

A maioria deles já contém anestésico em sua composição, o que torna o procedimento bem tranquilo.

Os resultados são imediatamente notados, podendo haver um leve inchaço e formação de hematomas.

Você pode aplicar maquiagem e voltar às suas atividades normais.

O que são Bioestimuladores?

Bioestimuladores são substâncias que, ao serem injetadas na pele, estimulam a produção de colágeno natural do corpo – que é reduzida com o passar dos anos. Clinicamente, sentimos esse efeito através da perda de contorno e flacidez da pele. A sensação de que o rosto está “derretendo”.

Existem dois produtos com essa função, o ácido polilático ( Sculptra ) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse).

Sculptra:

é um bioestimulador de colágeno injetável, aplicado em várias camadas da  pele; os resultados são graduais e começam a surgir a partir da 3 semana após a primeira sessão, sendo principalmente mais visíveis após 6 meses;

O melhor é: como seu efeito é progressivo, os resultados são duradouros – até 25 meses.

Essa substância foi aprovada pela ANVISA e pelo FDA, e está presente no Brasil há mais de 10 anos. É um produto muito seguro e eficaz.

A novidade do Sculptra são seus incríveis resultados nas aplicações corporais para melhora de flacidez (interno de braços e coxas, barriga, “umbigo triste”, flacidez pós parto, joelhos) e para celulite.

Seu efeito é ainda melhor quando combinado com outros procedimentos.

São necessárias 2 a 3 sessões na média, com intervalos de 40 dias. É um excelente tratamento para pacientes de todas as idades, pois previne e trata o envelhecimento. Sculptra é ideal também para aquelas pessoas que gostam de resultados graduais e naturais.

Radiesse:

É um bioestimulador que, além do efeito de preenchimento imediato, estimula a produção natural de colágeno e com isso a pele recupera a firmeza e a elasticidade.

Produto excelente para face e o melhor para o rejuvenescimento das mãos.

Radiesse proporciona resultados duradouros, de 18 a 24 meses.

Aprovado por autoridades européias em 2003, aprovado pelo FDA em 2006 e pela ANVISA em 2008. Assim como o Sculptra, tem sido usado recentemente em áreas corporais com ótimos resultados.

São necessárias 1 a 3 sessões com intervalos de 60 dias.

Consulte um especialista

Como pode perceber, existem diversos tipos de preenchedores.

Procure um dermatologista para discutir os objetivos do seu tratamento e realizar uma análise facial para determinar os tratamentos adequados para você.