Proteja sua pele do sol: Conheça todos os cuidados que você precisa tomar nesse verão

O verão está aí: é época de aproveitar o sol e curtir bastante um merecido descanso. Mas você sabia que o sol pode causar muitos danos na sua pele?

Além de aumentar o risco de doenças como câncer de pele, a exposição direta ao sol pode envelhecer a pele, causar manchas, e gerar outros problemas. Por isso, é importante tomar precauções para se proteger, principalmente em alguns horários.

Nesse artigo, você encontra todas as dicas que precisa para evitar danificar sua pele. Dessa forma, você aproveita a praia e a piscina sem dor na consciência. Não esqueça: essas dicas valem também para o dia a dia. Tome cuidado com a sua pele sempre que for passar muito tempo no sol. Você garante mais saúde e uma pele muito mais jovem e bonita.

Para aprender como cuidar da sua pele nesse verão, é só continuar lendo:

O que a exposição ao sol pode causar na pele?

Todos sabemos que exposição ao sol por muito tempo pode causar queimaduras. No entanto, os raios UVB fazem muito mais do que deixar a pele avermelhada. As queimaduras, essencialmente, matam as células da pele.

Exposição em excesso, especialmente em crianças, idosos e pessoas de pele muito clara, pode causar sérios problemas. As queimaduras podem chegar a ser de segundo grau, formando bolhas e feridas, que podem deixar cicatrizes. Além disso a queimadura pelo sol aumenta muito sua chance de desenvolver um câncer de pele.

Existe também o risco de insolação. Esse quadro é caracterizado pela temperatura no corpo subindo demais, causando perda de líquidos e mal estar. A insolação é considerada um problema emergencial, já que pode causar danos ao cérebro, coração, rins e músculos.

A seguir, confira outros problemas que a exposição exagerada ao sol pode causar à sua pele:

Melasmas

A melasma é aquela famosa mancha mais escura na pele. Ela aparece mais frequentemente no rosto, braços e colo, que são regiões que costumam a estar sempre expostas ao sol.

As manchas costumam a ter formato irregular e são geralmente bastante visíveis.

Envelhecimento Precoce

A exposição exagerada ao sol pode acelerar o processo de envelhecimento da pele. Isso acontece porque os raios solares danificam as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade. A diminuição de colágeno e elastina na derme também causam o aparecimento de rugas e manchas.

Depois de certa idade, os efeitos são ainda mais visíveis. Conforme envelhecemos, nosso corpo tem mais dificuldade em reparar danos, principalmente à pele. Então, problemas que seriam temporários, como a perda de colágeno, acabam se tornando permanentes.

Acne

Se a sua pele é naturalmente oleosa, a exposição ao sol sem proteção pode piorar o caso. Quando estamos expostos ao sol e calor, o corpo produz e secreta mais oleosidade para compensar. Isso torna a pele mais propícia ao crescimento de bactérias e fungos responsáveis pelo aparecimento das espinhas.

Câncer de pele

O câncer de pele é certamente um dos grandes vilões da atualidade. É um tipo de câncer bastante sério e, dependendo da variação, extremamente letal.

Pintas, principalmente as assimétricas e irregulares, manchas e feridas que não cicatrizam podem indicar o começo de um câncer. Também é preciso estar atento à lesões elevadas na pele. Além disso, mesmo sem o aparecimento de nenhum sintoma, é fundamental consultar um dermatologista e fazer os exames preventivos regularmente.

Dicas: Como proteger a pele do sol

Agora que você já sabe que se proteger do sol é fundamental, é hora de descobrir como fazer isso. É importante que você não leve essas dicas apenas para a praia. Proteger a pele do sol no dia a dia também é essencial, já que é assim que são causados os maiores danos. Problemas de pele causados pelo sol aparecem de forma progressiva, e quanto mais exposição aos raios solares, piores ficam.

Confira dicas valiosas para proteger a sua pele nesse verão:

Filtro solar

Como você já deve saber, usar sempre o filtro solar é importantíssimo. E não apenas na praia. O uso do filtro solar no dia a dia protege a pele dos danos mais progressivos, como melasmas e o envelhecimento precoce. E, claro, diminui o risco de doenças de pele mais sérias, como o câncer de pele.

O ideal é aplicar o produto cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol. Se você estiver na praia e na piscina, não esqueça de renovar a aplicação a cada 2 horas ou sempre que entrar na água.

Atualmente, você também encontra no mercado protetores Wet Force. Trata-se de  uma tecnologia que faz com que o filtro solar se torne mais potente quando está em contato com a água.  Essa pode ser uma ótima opção para quem acaba esquecendo de retocar o produto a cada banho de mar e para as crianças que costumam ficar na água por mais tempo.

Outra dica é lavar o rosto assim que sair da praia. O uso e reaplicação dos protetores solares associado ao calor pode entupir os poros e causar uma acne indesejada.

Roupas e acessórios

O uso dos acessórios e roupas corretas pode ajudar muito na proteção da sua pele. Prefira tecidos leves e claros para evitar a insolação. Além disso, existem também roupas específicas para a proteção solar no mercado. São tecidos preparados especialmente para refletir raios UVB e evitar danos à pele.

Abuse também dos acessórios: o uso de chapéu e óculos de sol é fundamental, especialmente nos horários mais perigosos de exposição.

Evitar os piores horários

Falando nos horários mais perigosos, procure se programar para evitar a exposição direta ao sol quando os raios UVB estão mais fortes.

O ideal é tomar sol diretamente antes das 10h e depois das 15h. Em dias na praia, certifique-se de levar um guarda-sol ou tenda para escapar dos raios mais agressivos.

Manter seu corpo e sua pele hidratados

É importantíssimo beber muitos líquidos durante o verão para manter o corpo e pele hidratados. Além disso, você pode usar hidratantes e loções pós-sol para garantir que o ressecamento causado pelo calor não cause problemas.

É preciso ficar atento também a dieta. Consumir alimentos que ajudem a hidratar e que contenham betacaroteno pode ajudar a evitar os problemas de pele causados pelo sol. Alguns exemplos desses alimentos são cenouras, beterrabas, abóboras e mamão.

Aproveite o verão cuidando da sua pele e saúde

É delicioso aproveitar o sol e calor do verão. Mas é claro, sem deixar de cuidar da sua saúde e da saúde da sua pele.

Com essas dicas de prevenção, você pode se divertir sem temer os problemas de pele.

Visite também o nosso site para encontrar mais dicas incríveis. Bom verão, e não esqueça da proteção!

Se você quiser conhecer o nosso pacote de procedimentos estéticos – Projeto Verão, separados especialmente para preparar o corpo para o verão, clique aqui!