Certamente você já ouviu falar do Sculptra: afinal, este nome está tomando conta dos blogs sobre beleza nos últimos anos.
O Sculptra é um bioestimulador a base de ácido polilático que age na flacidez da pele, rejuvenescendo e promovendo a renovação celular, melhorando o contorno do rosto e do corpo, deixando-os mais firmes.

No entanto, por mais famoso que o Sculptra esteja, se aplicam a ele as mesmas regras de qualquer procedimento estético: antes de mais nada, procure um dermatologista especializado. Este é o único profissional capacitado para dizer se o Sculptra é para você, se os resultados deste tratamento são compatíveis com suas expectativas e principalmente, qual a dosagem, número de sessões e áreas de aplicação são adequadas para seu rosto e corpo.

Se você está curioso para saber como o Sculptra funciona, talvez este artigo te ajude a entender melhor o procedimento. E se você já está considerando fazer algumas sessões, marque hoje mesmo sua avaliação conosco.

O que é um bioestimulador?

Já mencionamos que o Sculptra é um bioestimulador. Mas o que isso significa?

Bioestimuladores são substâncias capazes de estimular a produção de colágeno no corpo, que costuma desacelerar com o passar dos anos. Normalmente, observamos sinais disso como flacidez da pele e perda da definição dos contornos faciais ou corporais.

Os bioestimuladores são substâncias aprovadas pela ANVISA e pelo FDA, e são utilizadas no Brasil há mais de 10 anos.

Sculptra: o que é?

As injeções de Sculptra são feitas de ácido polilático. Essa é uma substância que estimula a produção de colágeno do organismo, mas não é só isto, por ser um bioestimulador injetável, ele também age preenchendo as áreas onde são feitas as aplicações.  Essa propriedade do Sculptra, além de garantir efeitos mais duradouros e de aspecto mais natural, faz com que a pele fique mais firme e jovem.

Atenção: como os dois são injetáveis, é muito comum que pacientes confundam o Sculptra com o Botox. Esses dois tratamentos possuem funções e indicações totalmente distintas! Saiba mais sobre o Botox, ou Toxina Botulínica, lendo este outro artigo que publicamos.

Quais são as indicações do Sculptra e onde não deve ser usado?

A partir dos 25 anos começamos a sentir na pele os efeitos do tempo e do nosso estilo de vida. Isso se traduz em uma pele mais flácida e na sensação de que o rosto está “derretendo”. Acontece entre outras coisas pela diminuição na produção de colágeno e perda óssea.

Esta é a indicação mais comum do Sculptra, pois promove a restauração da elasticidade natural da pele, perdida pelo efeito do envelhecimento ou variações de peso.

Mas a perda de volume pode ter outras causas e o  Sculptra também é indicado:

  • Para atletas que apresentam perda significativa de gordura;
  • Para pacientes HIV-positivos que sofreram perda significativa de gordura;
  • Tratamento facial e corporal

Ideal para tratar e previnir o envelhecimento e para pacientes que gostam de bons resultados, porém gradativos e naturais.

Ele é muito utilizado para amenizar a aparência de rugas e devolver o aspecto jovem e saudável da pele, além de modelar o rosto e o corpo de maneira natural.

É importante ressaltar que o Sculptra não é recomendado para tratamentos ao redor dos olhos, nos lábios e na testa.

O Sculptra tem efeitos colaterais?

O ácido polilático, a substância que compõe o Sculptra, é bioabsorvível. Isso significa que é completamente processada pelo corpo, não deixando resíduos que podem causar reações adversas.

Dependendo do paciente, as aplicações podem deixar o local levemente inchado. Esse efeito passa em pouco tempo, em especial se as sessões forem realizadas por um dermatologista especializado. O inchaço também pode ser amenizado através de massagens delicadas.

Caso o paciente sinta dor durante a aplicação, um anestésico tópico poderá ser usado.

O que posso esperar quanto aos efeitos do Sculptra?

O ponto forte do Sculptra é a duração dos efeitos. Como bioestimulador, ele age de dentro para fora. Ou seja, estimula seu corpo a produzir o que precisa para manter sua pele sempre bonita e saudável.

No geral, são recomendadas três sessões com Sculptra, com espaçamento de um mês entre cada uma. Os efeitos do tratamento são progressivos, e você perceberá melhorias mesmo meses após as aplicações. Os resultados começam a aparecer três meses após as aplicações, de forma gradativa e constante. Ideal para quem quer rejuvenescer sem o impacto do dia seguinte, ou seja, não ficará tão perceptível que esta fazendo um tratamento estético.

O tempo recomendado de manutenção do procedimento é, normalmente, de um ano. Apesar disso, alguns pacientes relatam que os efeitos do Sculptra duram mais tempo.

E não se esqueça: apenas um dermatologista pode recomendar o número de sessões ideais para você. Cada corpo é diferente e merece ser tratado com toda atenção e cuidado!

O que faz com que a pele fique com aspecto envelhecido?

Existem muitos fatores – além, é claro, da idade – que podem causar danos à sua pele. Normalmente nos preocupamos com as rugas, mas não são o único sinal de que o envelhecimento do tecido está chegando.

As manchas, escurecimento, poros dilatados e uma textura mais fina também tornam sua aparência mais envelhecida e indicam que a sua pele está pedindo atenção.

Veja algumas dicas para cuidar da saúde de sua pele e mantê-la jovem por mais tempo:

  • Proteja-se do sol! Os raios UV são danosos para sua pele. Além de causar o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas, eles ainda podem ser os responsáveis por queimaduras e até mesmo pelo desenvolvimento do melanoma. Sempre use protetor solar, mesmo em dias nublados.
  • Hidrate-se. Beber muita água diariamente ajuda a sua pele se manter jovem e reluzente. Você também pode usar um creme hidratante, indicado pelo seu dermatologista para cuidar das áreas mais secas, ou mesmo para o corpo todo, dependendo do clima.
  • Consulte um dermatologista regularmente. Certamente, você passa com um médico pelo menos anualmente, para fazer exames de sangue e acompanhar a saúde no geral. Sua pele também merece essa atenção. Fazer o acompanhamento de manchas e da condição geral da sua pele pode ajudar a evitar inúmeros problemas no futuro.

Marque sua avaliação hoje mesmo: você merece a pele saudável e bonita com a qual sempre sonhou!