Você sabe qual a importância de começar a cuidar da pele precocemente?

O ponto mais relevante quando se fala da pele é protegê-la dos riscos do câncer. Na sequência, a manutenção da qualidade e da juventude da nossa cútis.

Muita gente não sabe que os cuidados devem começar na infância. O sol sem proteção e em exagero, dentre os estímulos externos é o maior causador de danos à pele. As manchas que aparecem aos vinte anos são em sua maioria o reflexo de todo o sol recebido. Além do risco de câncer ( o câncer de pele é o câncer que mais mata), o envelhecimento está diretamente proporcional à quantidade de sol tomado durante à infância.  Genetica à parte, sol em excesso e sem proteção, alimentação e estresse vão sim influenciar. Por isso, vale a pena começar a se cuidar cedo.

A importância do dematologista vem na orientação e  prescrição de produtos corretos e principalmente na identificação precoce de lesões malignas e técnicas que previnem e tratam o envelhecimento precoce.

A partir dos vinte e poucos anos a produção de colágeno começa a diminuir. Essa é a hora que podemos e devemos começar a se cuidar mais. Antigamente esperava-se o envelhecimento chegar com tudo para depois reparar. Essa foi a geração que teve que se submeter a plásticas e procedimentos agressivos para correr atrás do tempo perdido. O resultado mesmo quando bem sucedido, transformava as pessoas.

Hoje temos inúmeros recursos que podem fazer com que se envelheça gradativamente de forma linda e natural. O que é indicado? Fazer poucos procedimentos desde cedo e sempre! Sem parar mas sem exageros!

Quem faz isso, mesmo após certa idade, continua com a pele firme, jovem e saudável. Qual é o segredo delas?

Cada pessoa sente os efeitos da idade na pele de maneira diferente. Existem uma grande variedade de fatores que influenciam nesse processo, desde seus hábitos até sua genética.

Se você quiser saber mais sobre os efeitos do envelhecimento e encontrar dicas de como deixar sua pele jovem e saudável por mais tempo, ​leia também esse outro artigo que preparamos.​

A seguir, você encontra o passo mais importante para ter uma pele sempre linda: começar a prevenção cedo! Continue lendo e entenda melhor a importância de começar os tratamentos dermatologicos precocemente:

Quando a pele começa a envelhecer?

Boa parte dos efeitos do envelhecimento – como rugas e flacidez – se dão com a diminuição de colágeno na pele. O que muitos não sabem é que a produção dessa importante substância começa a desacelerar no nosso corpo muito antes desses resultados serem observados.

Você sabia que, desde os 25 anos, a produção de colágeno já começa a diminuir? Impressionante, não é?

Por isso, começar a se cuidar desde cedo pode ser a grande diferença entre uma pele jovem e saudável e o aparecimento precoce dos sinais da idade.

Como cuidar da sua pele?

Antes mesmo dos tratamentos estéticos, vamos falar de alguns hábitos que te ajudam a manter sua pele saudável e bonita. Essas dicas não têm idade: elas podem ser seguidas até mesmo por crianças, e certamente vão fazer com que sua saúde e bem-estar, no geral, melhorem!

Confira:

  • Não exponha a pele ao sol sem usar protetor solar;
    Os raios UVs são capazes de danificar os tecidos da pele muito mais do que a maioria das pessoas imagina. Essa radiação agressiva pode acelerar o envelhecimento, causar o aparecimento de manchas e lesões e até mesmo causar câncer de pele – o tipo mais comum da doença mundialmente. Por isso, certifique-se de usar protetor solar e evitar os horários mais perigosos de exposição ao sol – entre as 10h e às 15h.
  • Alimente-se bem!
    Sua pele, assim como seu corpo, precisa de nutrientes variados para manter-se saudável. Quando esses nutrientes partem de uma alimentação balanceada – ao oposto de cremes e outros recursos – a mudança acontece de dentro para fora!
  • Beba bastante água​;
    Os líquidos são importantes para o funcionamento correto das nossas células. Além disso, a água ajuda a manter a hidratação natural da sua pele.
  • Limpe a pele com atenção e cuidado;
    No dia a dia, estamos expostos a inúmeros poluentes. Da poeira até os gases emitidos por carros e até mesmo nossa própria maquiagem. Por isso, é essencial, ao final do dia, limpar a pele com produtos específicos. Isso evita o acúmulo de poluentes nos poros, o que reduz a chance de acne e outros tipos de lesões – que podem até mesmo deixar cicatrizes.
  • Utilize cremes hidratantes;
    Principalmente durante o inverno, é importante ajudar sua pele a se manter hidratada. Dedique atenção especial a áreas que acabam sofrendo mais, como o rosto, cotovelos e joelhos.
  • Fique longe dos cigarros e bebidas alcoólicas.
    Esses produtos contém substâncias que, além de deteriorar nossa saúde progressivamente, também influenciam na nossa beleza. Elas aceleram o envelhecimento e causam inúmeros outros problemas.
  • Não tome banho com água muito quente muito sabonete e nem buchas
    A água quente, sabonetes e buchas retiram todo o óleo da pele e sua  barreira de proteção Isso faz com que a pele fique ressecada e susceptível a infecções.

Tratamentos estéticos que podem ser feitos precocemente

Além das dicas acima, aqueles que querem realmente adiar o envelhecimento da pele contam com aliados poderosos: Tratamentos estéticos que podem ser feitos de maneira preventiva, para evitar o aparecimento de rugas e outros sinais.

São os procedimentos de caráter preventivo. Em geral, eles são não-invasivos e bastante simples. Seus efeitos são muito mais satisfatórios quando o tratamento começa antes do aparecimento dos problemas.

Veja alguns exemplos de tratamentos estéticos preventivos:

  • Limpeza da pele​: Muitas vezes, a limpeza que fazemos em casa não basta para se livrar completamente das impurezas acumuladas nos poros. Felizmente, os consultórios de dermatologia estética oferecem inúmeras opções de limpeza de pele.
    Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, entre em contato conosco!
  • Preenchimento facial​: O preenchimento facial é um procedimento utilizado para devolver o volume a determinadas áreas do rosto. Ele consiste de injeções, normalmente de ácido hialurônico ou ácido polilático – como o ​Sculptra​. Trata-se de substâncias já presentes no nosso corpo, capaz de estimular a produção de colágeno natural da pele.
  • Botox​: Apesar de ser um dos mais populares tratamentos estéticos no mundo, é comum encontrar pessoas que não sabem que o Botox é um procedimento que quano feito precocemente é preventivo. Isso mesmo: ele evita o aparecimento de rugas de expressão e sinais finos!
  • Peeling​: O peeling é uma ótima forma de renovar as células da pele, estimular a produção de colágeno e eliminar todas as impurezas. Consulte-nos sobre nossas opções!
  • Hidratação profunda​: Às vezes, um creme hidratante simplesmente não dá conta. Para peles mais secas, opacas ou frágeis, pode ser necessário fazer uma hidratação especial com o dermatologista.

Sua pele, linda desde sempre

Se cuidar desde cedo pode deixar sua pele saudável e jovem por muito mais tempo. Afinal, o passar dos anos pode ser inevitável, mas hoje em dia, você escolhe como ele vai afetar o seu corpo.

Com toda a tecnologia disponível no mundo da dermatologia estética, não há desculpa para não se cuidar! Principalmente quando existem alguns hábitos simples que podem adiar o envelhecimento da sua pele por muito tempo!

Você merece ter sua pele do jeito que você sempre sonhou! Consultando um dermatologista regularmente, você cuida da sua saúde e beleza ao mesmo tempo.

Conheça mais tratamentos e saiba tudo que nossa clínica pode fazer por você! Confira essas outras novidades incríveis: