Fale conosco pelo WhatsApp

Cuidados com a pele no inverno

Mulher sorridente passando creme nas mãos.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
  • Por:
  • Publicado em 24/03/2023
  • 4 min. de leitura

Entenda os principais cuidados que devem ser tomados para manter a saúde e a aparência da pele nesse período

Comuns no inverno, as quedas de temperatura e da umidade do ar têm impacto direto sobre a saúde e a aparência da pele. Por isso, é fundamental que se tome uma série de cuidados com a pele no inverno, para evitar reações indesejadas e o surgimento ou agravamento de doenças cutâneas.

Dessa maneira, entenda, no conteúdo a seguir, tudo sobre a importância e quais os principais cuidados com a pele no inverno.

Como cuidar da pele no inverno?

De modo geral, os cuidados com a pele devem ocorrer diariamente por todo o ano, se adaptando a cada estação de acordo com o clima predominante. Isso é importante porque a umidade do ar, a temperatura e a radiação solar em níveis adequados são fatores essenciais para a manutenção da aparência e saúde da pele.

Por isso, quando se fala em cuidados com a pele no inverno, o primeiro passo é prestar atenção nas mudanças climáticas, buscando encontrar meios que protejam a pele da queda da umidade do ar e das temperaturas. Felizmente, a maior parte dos cuidados pode ser feita de forma simples, em casa, desde que com a orientação adequada do médico.

Sem qualquer tipo de cuidado com a pele no inverno, algumas reações e doenças podem surgir ou se agravar, como:

  • Dermatite seborreica (caspa);
  • Psoríase;
  • Dermatite atópica;
  • Alergias cutâneas, entre outras.

Além disso, alterações na aparência da pele também podem surgir ou se agravar nesse período, principalmente por causa do ressecamento, que pode acentuar rugas. Outras marcas, como as de flacidez, também tendem a piorar no inverno.

Dicas para proteger sua pele nessa estação

Como dito, a maioria dos cuidados com a pele no inverno podem ser tomados dentro da rotina, em casa, de forma simples e exitosa. Conheça alguns dos cuidados abaixo:

Faça hidratação facial e corporal

A hidratação é um dos mais importantes cuidados com a pele no inverno. Por causa da baixa umidade do ar, é comum que a pele ganhe uma característica ressecada nesse período. Por isso, é importante manter a pele hidratada, se atentando a produtos hidratantes de boa qualidade e que diferenciam o tratamento da pele de cada parte do corpo, de acordo com o seu tipo de pele.

Além do uso de produtos hidratantes, é importante também beber pelo menos 2 litros de água por dia. As consequências da baixa umidade do ar para a pele e todo o corpo são amenizadas quando se mantém o consumo de água em níveis adequados.

Use protetor solar

O uso do protetor solar é um cuidado com a pele que deve ocorrer por todo o ano, mesmo com as baixas temperaturas típicas do inverno. Isso porque os raios ultravioletas, que podem causar câncer de pele e acelerar o processo de envelhecimento, atingem a Terra na mesma quantidade o ano todo, independente da estação do ano.

Da mesma forma que os hidratantes, é importante escolher protetores solares que protejam o seu tipo de pele, diferenciando também a pele facial da pele corporal.

Evite banhos quentes

Apesar de serem uma fonte de alívio contra as baixas temperaturas do inverno, o banho quente pode contribuir para acentuar o ressecamento da pele. Além disso, a água em alta temperatura pode causar queimaduras na pele. Por isso, é recomendável que o banho seja morno, com o uso de sabonetes hidratantes. Uma dica é pré-aquecer o banheiro com um aquecedor elétrico e depois se lavar em água morna.

Cuide da alimentação

A alimentação equilibrada é também um dos principais cuidados com a pele no inverno. É comum que, nesse período, nos sintamos mais atraídos a comer doces e alimentos gordurosos. Entretanto, é necessário ter cautela no consumo desses produtos e incluir alimentos saudáveis na dieta.

O consumo exagerado de doces e alimentos gordurosos no inverno pode estar associado ao aparecimento de flacidez, celulite e outras marcas que afetam negativamente a aparência da pele.

Procure um dermatologista

Conversar com um médico dermatologista é fundamental para que os cuidados com a pele no inverno e em qualquer outra estação do ano sejam tomados de forma adequada. O médico será capaz de avaliar a saúde da sua pele, definindo quais são os melhores métodos a serem seguidos para preservá-la nesse período.

Por isso, é importante não deixar de procurar o dermatologista, principalmente quem tem a pele sensível ou já convive com alguma doença de pele. Dessa forma, é possível passar os dias frios com a pele saudável e de boa aparência.

Para saber mais, entre em contato com a dermatologista Claudia Savassi.

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Dermatologista