Fale conosco pelo WhatsApp

Diferenças entre ultrassom macrofocado e microfocado

MPaciente recebendo tratamento de ultrassom macrofocado e microfocado
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
  • Por:
  • Publicado em 06/06/2023
  • 3 min. de leitura

Tecnologia de ondas sonoras de alta frequência é indicada principalmente para tratamento de gordura localizada e rejuvenescimento da pele

O ultrassom macrofocado e microfocado são tecnologias muito usadas na medicina, possibilitando a realização de tratamentos estéticos ou de saúde. Ambas utilizam ondas sonoras de alta frequência que não podem ser identificadas pela audição humana, mas se diferenciam principalmente no que diz respeito à área de foco e profundidade de penetração, podendo ser aplicadas para diferentes fins.

Identificada pela sigla HIFU (high intensity focused ultrasound), o ultrassom focado de alta intensidade consiste em uma tecnologia que utiliza alta potência e focalização de onda para interagir com os tecidos do corpo. Este tipo de estímulo pode levar a diferentes efeitos, favorecendo assim o alcance de resultados específicos no organismo do paciente. Entenda melhor a seguir!

Qual a diferença entre ultrassom macrofocado e microfocado?

De modo geral, as principais diferenças entre o ultrassom macrofocado e microfocado dizem respeito ao tamanho da área do corpo tratada e da profundidade das estruturas que podem ser alcançadas pelas ondas. Enquanto o ultrassom macrofocado é usado em grandes áreas — como joelhos, abdômen e braços —, por exemplo, a tecnologia microfocada é aplicada em pequenas áreas, como rosto e pescoço.

Outra diferença fundamental entre o ultrassom macrofocado e microfocado está na profundidade dos tecidos alcançados: o disparo de HIFU macrofocado é capaz de atingir estruturas mais profundas, como o tecido adiposo, ao passo em que o ultrassom microfocado é mais superficial e tem aplicação mais precisa. Essas diferenças são fundamentais para entender a aplicabilidade de cada metodologia.

Ultrassom macrofocado e microfocado: para que servem?

O ultrassom focado de alta intensidade (HIFU) pode ser dividido entre duas técnicas: ultrassom macrofocado e microfocado. Cada um deles possui aplicações distintas na medicina e na dermatologia, sendo indicados para tratamentos diferentes:

Indicações do ultrassom microfocado

Por ser um tratamento mais superficial e utilizado em pequenas áreas, como rosto e pescoço, os tratamentos com ultrassom microfocado são indicados principalmente para redução da flacidez facial e rejuvenescimento.

Indicações do ultrassom macrofocado

Por outro lado, o ultrassom macrofocado é destinado principalmente ao tratamento de áreas maiores, alcançando camadas mais profundas — como o tecido adiposo. Por isso, a tecnologia é indicada para tratamentos que visam à redução do tecido adiposo, melhoria da elasticidade da pele e do tônus.

É possível associar as técnicas de ultrassom macrofocado e microfocado?

Sim! Uma vez que atuam em diferentes profundidades e são indicados para áreas diferentes do corpo, é possível associar ultrassom macrofocado e microfocado em um mesmo protocolo, proporcionando assim um tratamento completo e personalizado ao paciente. Unindo os efeitos das duas técnicas, é possível proporcionar resultados como:

  • Redução da flacidez do rosto e corpo;
  • Rejuvenescimento do rosto e região do pescoço;
  • Suavização de rugas e linhas de expressão;
  • Eliminação de gordura localizada;
  • Tonificação da pele;
  • Melhora do contorno facial e corporal.

Como o ultrassom age na gordura localizada?

Quando as ondas de alta frequência atingem o tecido adiposo, elas geram uma vibração que gera calor e cria pressão dentro das células de gordura. Este tipo de estímulo faz com que as células adiposas se rompam, liberando seu conteúdo para ser processado e eliminado naturalmente pelo organismo. O ultrassom também estimula a circulação sanguínea da área tratada, favorecendo a eliminação desta gordura de maneira mais ágil.

Como resultado desse processo, há uma redução na quantidade de células de gordura presentes na região tratada. O ideal é que este tipo de tratamento seja complementado com adoção de uma dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, de modo a maximizar os resultados e prevenir o desenvolvimento de novos depósitos de tecido adiposo.

Na clínica Claudia Savassi, a tecnologia é uma das principais aliadas do atendimento oferecido com o intuito de sanar diversas questões estéticas que afligem os pacientes, e os dispositivos de ultrassom macrofocado e microfocado marcam presença nos tratamentos realizados. Algumas das principais tecnologias que utilizam ondas sonoras de alta frequência são: Ultraformer, Liftera e Sofwave.

Para saber mais, entre em contato com a Claudia Savassi.

 

Fonte:

Claudia Savassi