A dermatologia estética, também chamada de cosmiatria, é um segmento da dermatologia que ajuda na resolução de alterações estéticas apresentadas pelo paciente
A dermatologia estética é um campo de atuação em que o médico dermatologista cuida especificamente de alterações na pele que causam prejuízos estéticos ao paciente. Trata-se de um segmento que está relacionado a tratamentos que visam proporcionar manutenção da beleza e melhoria da aparência da pele, sempre com embasamento científico e de maneira ética e segura.
Também chamada de cosmiatria, a dermatologia estética se responsabiliza por avaliar as particularidades de cada paciente e indicar tratamentos adequados para prevenir o envelhecimento, remover cicatrizes, controlar acne e solucionar outras questões estéticas relacionadas à pele. Isso pode ser feito a partir de diferentes técnicas, que envolvem desde o uso de medicamentos até a realização de intervenções a laser ou com tecnologias específicas.
O que a dermatologia estética pode fazer?
Para a dermatologia estética, um paciente apresenta prejuízo estético quando a pele não apresenta uma aparência saudável, apresentando alterações como falta de viço, oleosidade, ressecamento, alterações na textura ou presença de manchas e lesões. Sinais na pele — como cicatrizes, descamação, erupções, acne, gordura localizada e flacidez — também são considerados problemas de ordem estética.
Os sinais de envelhecimento natural, tais como aparecimento de rugas e marcas de expressão, também podem ser prevenidos e amenizados a partir de tratamentos dermatológicos estéticos. O especialista também poderá orientar os pacientes no que diz respeito a adoção de hábitos saudáveis que contribuem para uma pele mais cuidada e bonita, tais como cuidar da alimentação e usar protetor solar.
Quando procurar um especialista?
Existem diversas situações que podem levar um paciente a precisar de um especialista em dermatologia estética, bastando apenas que a pele apresente alguma característica que traga incômodo ao paciente. Cabe ao dermatologista identificar os fatores que estão causando a alteração relatada pelo paciente e, com base nesta análise, elaborar um plano de tratamento individualizado e adequado às necessidades da pessoa.
As metodologias terapêuticas aplicadas pelo dermatologista podem incluir técnicas simples, como utilização de dermocosméticos, ou metodologias modernas que utilizam aparelhos e produtos específicos. O profissional também pode conduzir pequenas cirurgias corretivas, além de realizar procedimentos de preenchimento, microagulhamento e peeling químico ou físico. Os tratamentos aplicados sempre dependerão das necessidades clínicas de cada um.
Na clínica Claudia Savassi, a tecnologia é uma grande aliada tanto na realização de procedimentos estéticos como para avaliar as necessidades e alterações apresentadas pelo paciente. A consulta dermatológica inclui uma avaliação em aparelhos modernos Visia® e Vectra®, além do exame físico e clínico completo realizado pela especialista — em busca de pintas, cânceres ou outros sinais significativos.
O Visia® é um módulo diagnóstico em que o paciente posiciona o rosto para ser escaneado. O dispositivo faz uma avaliação completa e profunda da pele do paciente, comparando sua pele com a de outras pessoas da mesma idade e tipo de pele, utilizando um banco de dados mundial.
O Vectra® por sua vez, é um aparelho que registra imagens 3D do rosto do paciente, permitindo que ele tenha uma base comparativa entre o antes e depois do tratamento de dermatologia estética. Após essas avaliações, os especialistas em dermatologia apresentam a análise ao paciente e, juntamente com ele, definem a melhor rotina de tratamento e uso de medicamentos para o caso.
Principais tratamentos de dermatologia estética
Além de se dedicar ao tratamento de doenças de pele que causam prejuízo estético e ajudar na prevenção do envelhecimento, os principais procedimentos estéticos realizados na clínica Claudia Savassi visam tratar as seguintes alterações:
Envelhecimento da pele e das mãos
O envelhecimento é um processo natural que começa a acontecer desde o primeiro momento de vida do indivíduo, e se torna mais evidente na pele a partir dos 20 anos de idade. A epiderme não possui vascularização própria, dependendo diretamente da hidratação fornecida pela derme e pelo ambiente. Por isso, os cuidados com a saúde geral do corpo e com a proteção da pele são essenciais para prevenir o envelhecimento.
Celulite
A temida celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células — que ficam cheias e endurecidas, passando a apresentar furinhos ou aparência de “casca de laranja”. Não possui cura, mas diversos tratamentos podem minimizar a aparência das celulites.
Gordura localizada
O acúmulo de gordura localizada geralmente ocorre em locais específicos do corpo que são mais difíceis de exercitar, tais como quadril, flancos, barriga e costas.
Estrias
Cicatrizes que que formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas da pele, as estrias se manifestam em forma de linhas na pele. Podem se desenvolver com o aumento de peso, gravidez, uso de anabolizantes ou até mesmo devido a fatores hormonais.
Flacidez
A falta de firmeza na pele pode acontecer por diversos processos internos, alimentação, hábitos de vida, podendo estar associada à genética do paciente e envelhecimento natural da pele. Com o passar dos anos, é normal que as pessoas gradualmente apresentem redução das fibras de colágeno e elastina, que dão firmeza à pele, passando a apresentar flacidez.
Oleosidade da pele
A oleosidade da pele é uma alteração que pode causar desconforto estético e sensação de estar sempre com o rosto sujo, além de estar associada a problemas mais severos de pele ao paciente. Isso porque o excesso de secreção sebácea faz com que os poros da pele fiquem abertos e susceptíveis a certos tipos de bactérias que causam inflamação e podem levar ao desenvolvimento de cicatrizes.
Pelos indesejados
O excesso de pelos pode ser incômodo, especialmente no caso das mulheres. Dependendo do caso, o crescimento dos pelos pode estar associado a problemas como desequilíbrios hormonais ou presença de doenças específicas. Uma avaliação dermatológica poderá ajudar na investigação do problema.
Quais são os procedimentos oferecidos?
Para solucionar os problemas estéticos apontados, a clínica Claudia Savassi oferece uma série de tratamentos corporais e faciais modernos e bastante eficazes. Alguns dos principais procedimentos são:
- CoolSculpting®;
- Liftera®;
- EMTONE®;
- Plasmage®;
- Lavieen BB laser®;
- EMsculpt NEO®;
- Ultraformer MPT;
- Profhilo;
- Power 2;
- Morpheus 8;
- Sofwave;
- TKN MesojectGun;
- Cellu M6;
- Riginera hair;
- Plasma IQ;
- Futera;
- Zaffiro;
- Vzet;
- Secret RF;
- Sculptra;
- Motus AX;
- Enerjet®;
- MD Codes®;
- Harmonização facial;
- Laser ND Yag®;
- Laser Vectus®;
- Laser CO2 fracionado;
- Tratamentos de radiofrequência;
- Preenchimentos faciais;
- Uso de Bioestimuladores;
- Microagulhamento;
- Peelings;
- Mesoterapia;
- Fotomodulação.
Cada um desses tratamentos é indicado para uma necessidade específica no âmbito da dermatologia estética, devendo ser indicado por um profissional especializado. Para ser avaliado e descobrir quais são os procedimentos mais adequados para seu caso, agende uma consulta.
Fontes: