Procedimento estimula o sistema linfático do paciente, ajudando a combater retenção de líquidos e trazendo diversos outros benefícios
Parte do sistema imunológico do corpo humano, o sistema linfático é uma complexa rede de vasos e gânglios que transportam a linfa — um fluido composto por água, proteína e glóbulos brancos, que possui a função de transportar nutrientes, remover resíduos e atuar na defesa do organismo. Diversas alterações podem afetar o fluxo de fluido linfático, causando inchaço e prejudicando o corpo de modo geral.
A drenagem linfática é um procedimento que tem o objetivo de aumentar o volume e a velocidade com que a linfa é transportada pelos vasos e ductos linfáticos, trazendo diversos benefícios ao funcionamento do corpo. Entenda melhor a seguir.
Quero realizar esse procedimento!
O que é a drenagem linfática?
A drenagem linfática é um procedimento que estimula o sistema linfático, ativando diversos mecanismos corporais e favorecendo assim a eliminação de toxinas e a redução do inchaço. O tratamento pode ser mecânico ou manual, e ambos têm benefícios muito semelhantes ao paciente.
O estímulo aplicado pela drenagem linfática promove uma melhora na circulação da linfa, removendo o acúmulo deste fluido das células e vasos. Como consequência, o organismo elimina uma maior quantidade de líquidos e toxinas, passando também a apresentar uma melhora na absorção de nutrientes.
Quando a drenagem linfática é indicada?
A drenagem linfática pode ser recomendada em diversas situações nas quais é necessário promover o equilíbrio do sistema linfático e melhorar o bem-estar geral do indivíduo. O tratamento é frequentemente indicado para auxiliar na recuperação pós-operatória, uma vez que o estímulo à circulação melhora a oxigenação dos tecidos e favorece tanto a cicatrização como a redução de hematomas.
Além disso, a drenagem linfática é uma excelente aliada da medicina estética, uma vez que ajuda a melhorar a textura da pele, reduzir inchaços e eliminar toxinas. Como consequência, o tratamento proporciona uma significativa melhora na retenção de líquidos e ajuda no combate à gordura localizada e celulites.
Vale lembrar, entretanto, que a drenagem linfática não é um procedimento que visa o emagrecimento. O tratamento pode reduzir medidas, mas esse efeito ocorre graças à eliminação do inchaço. Neste caso, a abordagem pode ser uma aliada do processo de perda de peso, mas deve ser sempre acompanhada de hábitos como a prática regular de exercícios físicos e alimentação equilibrada.
Entenda os benefícios da drenagem linfática
A drenagem linfática oferece uma série de benefícios que contribuem para a saúde e o bem-estar do indivíduo. Este procedimento terapêutico otimiza o funcionamento do sistema linfático, proporcionando:
- Redução de edemas pós-operatórios ou associados a alterações de saúde;
- Melhora da circulação sanguínea e linfática;
- Eliminação de toxinas pelo organismo;
- Melhora da absorção de nutrientes;
- Redução da retenção de líquidos;
- Alívio de edemas relacionados ao período pré-menstrual;
- Aceleração do processo de cicatrização;
- Melhora da aparência de cicatrizes;
- Redução de hematomas pós-operatórios;
- Redução da celulite;
- Melhora da aparência geral da pele, que passa a apresentar uma textura mais uniforme;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Relaxamento e bem-estar.
Para que todos esses benefícios sejam alcançados, entretanto, é fundamental que a drenagem linfática seja realizada por um profissional especializado e com conhecimento e experiência no tratamento.
Quais produtos são utilizados durante a drenagem linfática?
A técnica da drenagem linfática é focada na manipulação dos tecidos e estimulação do sistema linfático a partir de movimentos específicos com os quais o especialista aplica uma leve pressão na área de tratamento. Para facilitar a movimentação e otimizar o tratamento, é comum que sejam usados óleos ou cremes.
O ideal é que o produto utilizado na drenagem linfática seja escolhido com bastante cuidado e critério, de modo a evitar reações alérgicas e garantir o conforto do paciente. Não existe um único produto específico que deve ser utilizado no procedimento, cabendo ao profissional escolher o mais adequado ao caso.
Qual é o passo a passo da drenagem linfática?
O passo a passo da drenagem linfática pode variar ligeiramente dependendo da metodologia de trabalho do profissional e das características do paciente. No entanto, geralmente, a sequência básica envolve as seguintes etapas:
- Avaliação inicial, em que o especialista entende as necessidades do paciente, identifica áreas de retenção de líquidos e avalia a existência de outras alterações;
- Posicionamento do paciente de forma confortável na maca — muitas vezes, deitado de costas;
- Estímulo dos gânglios linfáticos a partir de movimentos suaves e ritmados com as mãos. Esses movimentos seguem o curso dos vasos linfáticos, podendo incluir deslizamentos e pressões leves;
- Drenagem em áreas específicas do corpo, de acordo com as necessidades individuais;
- Manipulação suave dos tecidos, de modo a direcionar o excesso de líquido para os gânglios linfáticos;
- Finalização da sessão com movimentos que promovem relaxamento e equilíbrio.
Ao final da sessão de drenagem linfática, é comum que o paciente seja recomendado a ingerir água para auxiliar na eliminação das toxinas. Dependendo dos objetivos do procedimento, a abordagem pode ser combinada a outras metodologias de tratamento — sejam elas estéticas ou voltadas à saúde do paciente.
Para saber mais sobre drenagem linfática e descobrir todas as vantagens deste procedimento, entre em contato e agende uma consulta na Clínica Claudia Savassi.
Fontes: