Fale conosco pelo WhatsApp

Esvaziadores de gordura

Esvaziadores de gordura

Atuam na eliminação
da gordura localizada

Produtos atuam na eliminação da gordura localizada

A gordura localizada consiste no acúmulo de tecido adiposo em regiões corporais, como abdômen, braços, costas, coxas, quadris e glúteos. Geralmente, é difícil de removê-la mesmo com dieta balanceada e prática regular de exercícios físicos, sendo muitas vezes necessário recorrer a procedimentos estéticos, como esvaziadores de gordura.

A gordura localizada pode ser causada por diversos fatores, como alterações hormonais, má alimentação, sedentarismo, envelhecimento e estresse. A genética também está relacionada ao problema, uma vez que esta é responsável pela distribuição de gordura corporal e por determinar as áreas do corpo com maior tendência de acúmulo de gordura. Esses produtos são eficientes na resolução desse problema, independentemente da origem.

Agende sua avaliação com a Dra. Claudia Savassi!

O que são os esvaziadores de gordura (ou emptiers)?

Emptiers são esvaziadores de gordura que reduzem a gordura localizada do rosto e do corpo, proporcionando contornos definidos e remodelação corporal. Existe uma variação entre os produtos, mas estes costumam combinar efeitos lipolíticos, o que se refere à quebra de gordura, antioxidantes, anti-inflamatórios e drenantes.

Dessa forma, existem dois tipos de esvaziadores de gordura: sintéticos e botânicos. Os sintéticos possuem ácido desoxicólico, que quebra as células de gordura, e a fosfatidilcolina, que também tem a capacidade de romper as membranas das células de gordura e de reduzir os efeitos colaterais do ácido desoxicólico, controlando a inflamação. Já os botânicos são compostos por substâncias, como carnitina, cafeína e centella asiática.

Para que os esvaziadores de gordura servem?

Os emptiers tem o objetivo de esvaziar essas bolsas de gordura localizadas em partes específicas da face e do corpo, sem precisar realizar incisões como nos casos de operações. Em comparação aos procedimentos cirúrgicos, esse tratamento é menos invasivo, tem menores chances de complicações e possibilita uma recuperação mais rápida, além de resultados progressivos.

Dessa forma, os esvaziadores de gordura conseguem diminuir o volume causado pelo excesso de gordura e melhorar o contorno facial e corporal. As sessões costumam ser feitas mensalmente em quantidades personalizadas e condizentes com as necessidades de cada paciente.

Como o procedimento é realizado?

Após criteriosa avaliação do profissional sobre o volume de gordura e as áreas a serem tratadas, a aplicação do produto é feita com o auxílio de uma agulha fina. O procedimento é realizado sob anestesia tópica em consultório. A região pode ficar avermelhada e inchada logo após a realização da técnica. O paciente costuma voltar às suas atividades rotineiras em seguida.

O tratamento costuma durar 30 minutos e ser repetido em sessões separadas por um período entre 15 e 30 dias. Nesse intervalo, os emptiers atuam na aceleração dos processos químicos das moléculas adiposas, forçando a quebra e a eliminação destas de forma natural pelo organismo.

É possível associar os esvaziadores de gordura com outras técnicas que atuam na redução da gordura localizada e da flacidez, potencializando e refinando os resultados. O profissional avalia a necessidade e o protocolo adequado para deixar a região ainda mais firme e modelada.

Indicações para os esvaziadores de gordura

Os esvaziadores de gordura são indicados para o tratamento da gordura localizada em diferentes regiões corporais. Não é um tratamento para emagrecimento nem para retirada expressiva de tecido adiposo. Portanto, é recomendado para pessoas que possuem boa condição de saúde e estilo de vida saudável, mas que não conseguem eliminar os depósitos de gordura.

A aplicação dos esvaziadores de gordura costuma focar no destaque do desenho da face e na remodelação do corpo, destacando a silhueta. Entre os locais em que o tratamento é feito com mais frequência, estão:

  • Papada: o tratamento nessa região entre o queixo e o pescoço evidencia o maxilar e torna o rosto mais definido ao melhorar o contorno facial;
  • Bochechas: diminuir o volume das bochechas é outra forma de salientar o contorno da face sem cirurgia;
  • Região do sutiã: diminui a gordura localizada da região das costas que fica saliente com o uso do sutiã;
  • Abdômen: a técnica proporciona a redução de medidas e cria uma silhueta definida e contornada.

O procedimento dói?

O tratamento com esvaziadores de gordura é feito sob anestesia tópica, sem a necessidade de anestesia geral. Por isso, o procedimento não costuma causar dor no paciente, ainda que algumas pessoas relatem um grau leve de desconforto durante a execução da técnica.

Além disso, é importante considerar que cada pessoa tem um grau de sensibilidade diferente, assim como cada região do corpo. De qualquer forma, a técnica produz menos desconfortos em comparação a intervenções maiores por ser um procedimento minimamente invasivo.

Cuidados pós-procedimento

O paciente pode apresentar hematomas, inchaço, vermelhidão e sensibilidade na região tratada após a aplicação dos emptiers. Esses sinais são normais e consequência da ação inflamatória proposital que leva à degradação da gordura. Para maximizar os resultados e evitar qualquer problema, é necessário seguir as orientações médicas, que incluem:

  • Utilizar os produtos prescritos pelo especialista;
  • Usar protetor solar para evitar manchas na pele;
  • Não manipular excessivamente a região tratada.

Há contraindicações para os emptiers?

Como mencionado, o procedimento com esvaziadores de gordura é destinado ao tratamento de áreas específicas de acúmulo de gordura, e não como forma de emagrecimento. Essa e outras contraindicações do método são:

  • Volumes excessivos de gordura;
  • Graus elevados de flacidez;
  • Áreas com infecções, cicatrizes e fibroses;
  • Pacientes que tendem a formar cicatrizes hipertróficas ou queloides;
  • Gestantes e lactantes.

Em quanto tempo vejo os resultados?

Os resultados dos esvaziadores de gordura não são percebidos logo após a aplicação dos componentes. As substâncias injetadas provocam uma inflamação controlada que resulta na quebra da gordura e na posterior eliminação destas pelo organismo. Portanto, esse processo é gradual.

No geral, os efeitos começam a ser perceptíveis semanas após o tratamento, e o resultado se torna mais aparente entre dois e três meses depois. Esse tempo varia para cada pessoa, já que se altera de acordo com questões como a quantidade de gordura acumulada.

O resultado é duradouro, mas também depende da resposta de cada organismo, dos cuidados após o procedimento e da execução técnica do profissional. A manutenção de hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos e a alimentação balanceada, ajuda a prolongar esse efeito.

Agende uma consulta com a clínica Claudia Savassi

Fontes:

Dra. Claudia Savassi.

Sociedade Brasileira de Dermatologia