Aplicação direta e minimamente invasiva de substâncias sob a pele tem várias indicações
A pele é o maior e mais exposto órgão do corpo humano. Essas características fazem com que ela sofra, constantemente, com os efeitos da interação com o meio ambiente, que contribuem não apenas para alterações estéticas indesejáveis — como os sinais do envelhecimento —, mas também para a propensão ao desenvolvimento de problemas de saúde.
Esse é um dos motivos pelos quais as pesquisas em Dermatologia têm avançado constantemente na busca por soluções que ofereçam aos pacientes praticidade nos tratamentos e resultados mais eficazes, tanto na prevenção e reparação de problemas de saúde quanto na busca de melhora estética.
Nesse sentido, a mesoterapia tem se destacado como uma possibilidade de tratamento minimamente invasivo que possibilita a aplicação direta de substâncias sob a pele — que agem de forma direta, atuando de maneira mais eficaz no combate e na prevenção à flacidez, gordura localizada, queda de cabelo e outros sinais do envelhecimento. Entenda mais no conteúdo a seguir.
O que é a mesoterapia?
A mesoterapia — também chamada de intradermoterapia — é um tipo de tratamento estético dermatológico minimamente invasivo que consiste na aplicação de enzimas, vitaminas, medicamentos e outras substâncias diretamente na mesoderme, um tecido que fica abaixo da camada mais externa da pele.
As principais indicações da mesoterapia são:
- Tratamento de celulites;
- Combate à gordura localizada;
- Melhora dos sinais do envelhecimento (como rugas);
- Melhora do aspecto de estrias;
- Redução de manchas na pele.
Existe ainda a mesoterapia capilar, um tipo do tratamento focado na aplicação de substâncias e medicamentos para o combate à queda de cabelo e outros problemas capilares.
Além disso, existem indicações da mesoterapia que podem ir além de tratamentos estéticos e dermatológicos, como no combate e prevenção de determinados tipos de dores musculares e condições relacionadas à fibromialgia, entre outras indicações.
Como funciona a mesoterapia?
A mesoterapia é um procedimento minimamente invasivo que pode ser realizado em ambiente ambulatorial. As aplicações são feitas em pequenas doses, com agulhas muito finas e em pontos específicos, respeitando a finalidade de ação direta do tratamento.
Cada sessão de mesoterapia tem duração média de 30 minutos, podendo variar de acordo com fatores como a finalidade e a extensão do tratamento a ser realizado. O número de sessões indicado e o intervalo entre elas podem, também, variar de acordo com esses critérios.
Quais são os benefícios da mesoterapia?
O principal benefício da mesoterapia é o fato de ser um tratamento minimamente invasivo e não cirúrgico. Isso facilita o processo de preparação para o procedimento e os cuidados após sua realização, com mínimos riscos relacionados a complicações e efeitos colaterais.
Outro benefício importante da mesoterapia é a rapidez na obtenção dos resultados. Isso ocorre porque a aplicação de substâncias diretamente sob a pele potencializa a sua ação, uma vez que a interferência dos processos metabólicos é minimizada.
Por causa disso, é comum que a mesoterapia seja vista como uma aliada do processo de melhora da autoestima e autoimagem, que são muito afetadas pelo envelhecimento e outras alterações que podem estar presentes na pele.
Cuidados pré e pós-procedimento
Ainda que seja um tratamento relativamente simples e minimamente invasivo, a mesoterapia exige atenção a alguns cuidados que devem ser tomados antes e depois do procedimento.
Antes da mesoterapia, é importante que o paciente faça todas as avaliações necessárias indicadas pelo médico dermatologista para o procedimento. No dia do tratamento, é fundamental que a pele esteja muito bem higienizada e sem a utilização de cosméticos e outros produtos. É importante também que o paciente não esteja usando alguns tipos de medicamentos, como os que afetam o processo de coagulação do sangue.
Depois do procedimento, é importante que o paciente se atente a alguns cuidados, tais como:
- Evitar o contato da pele com superfícies contaminadas nos primeiros dias após o procedimento;
- Não expor a área tratada ao sol ou, se houver essa necessidade, usar bons protetores solares;
- Evitar o uso de cremes e esfoliantes nos primeiros dias após o tratamento;
- Fazer compressas geladas na região tratada para reduzir a formação de hematomas, a dor e o desconforto que podem surgir nos primeiros dias após o tratamento;
- Evitar atividades físicas nos dois primeiros dias seguintes ao procedimento.
Além dos cuidados gerais mencionados acima, é muito importante que o paciente que realiza a mesoterapia esteja atento a qualquer outra recomendação mais específica de cuidados após o tratamento que pode ser feita pelo médico.
Quando não é indicada?
Apesar de ser um tratamento simples, benéfico e com uma boa amplitude de indicações, a mesoterapia pode não ser indicada a pacientes com determinadas características, que podem aumentar o risco de efeitos colaterais e complicações, ou reduzir a eficácia do tratamento. São elas:
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
- Doenças crônicas, doenças renais e doenças que afetam o sistema imunológico;
- Doenças de pele no local da aplicação que exigem tratamento específico;
- Pessoas em tratamentos com anticoagulantes;
- Alergia a qualquer substância utilizada no tratamento.
Em alguns casos, somente uma avaliação clínica detalhada pode prever se o paciente será contraindicado ao tratamento de mesoterapia. Além disso, apesar das contraindicações mencionadas acima, não existe restrição quanto à realização da mesoterapia de acordo com o sexo ou a idade, ainda que a preferência seja que o tratamento ocorra depois dos 18 anos.
Para saber mais sobre mesoterapia e outros tratamentos, entre em contato com a Dra. Claudia Savassi e agende uma consulta.
Fontes: