Tratamento preventivo e rejuvenescedor suaviza rugas e linhas de expressão
A aplicação de toxina botulínica é um procedimento cosmético amplamente procurado, inclusive por pessoas mais jovens que desejam prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão. O tratamento é versátil e pode ser aplicado em diversas áreas para atender às necessidades específicas de cada paciente.
Antes da realização do procedimento, é importante conhecer não apenas os benefícios da toxina botulínica, mas também os riscos associados ao procedimento e saber qual é o profissional preparado para a aplicação da técnica, o que reduz complicações e potencializa os resultados.
Agende sua avaliação com a Dra. Claudia Savassi!
O que é e para que serve a toxina botulínica?
A toxina botulínica é um composto que tem origem na bactéria Clostridium botulinum, conhecida pela doença de botulismo. O procedimento tem a capacidade de paralisar temporariamente a área que recebeu a aplicação, impedindo a contração dos músculos e suavizando as marcas de envelhecimento.
A contração muscular ocorre quando o cérebro envia um sinal elétrico para os nervos, que então transmitem essa mensagem aos músculos por meio de neurotransmissores. A toxina botulínica impede essa transmissão e, consequentemente, provoca a paralisia no músculo.
Como o músculo não consegue se contrair, a formação de rugas na pele é reduzida e os espasmos em pessoas com certas condições médicas são controlados. Por isso, o procedimento é utilizado tanto para fins estéticos quanto terapêuticos, contribuindo para a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes.
Como é feita a aplicação da toxina botulínica?
As consultas antes do tratamento com a toxina botulínica são essenciais para avaliar a condição a ser tratada, permitindo o planejamento dos músculos-alvo e das doses adequadas do composto. Durante a técnica, o profissional realiza a aplicação diretamente no músculo definido com o auxílio de agulhas bem finas.
Mesmo que as injeções não sejam profundas e a quantidade de líquido injetado seja pequena, o paciente pode sentir um leve desconforto durante a aplicação, que é atenuado com o uso de pomadas anestésicas na pele. O procedimento tem duração média de 10 a 30 minutos, dependendo da extensão da área. O paciente é liberado para retornar à rotina logo após a finalização do protocolo, sem a necessidade de ficar em observação.
Os resultados começam a ser perceptíveis após 48 horas da aplicação, sendo mais notável após 15 dias. O efeito de paralisação da toxina botulínica é temporário e dura em média três meses, prazo que varia de acordo com fatores, como idade, atividade física e tempo de exposição solar. Após esse período, é necessária a reaplicação para a manutenção dos resultados.
Quais são os benefícios da toxina botulínica?
Um dos principais benefícios da toxina botulínica é a possibilidade de tratar tanto incômodos estéticos quanto doenças. O tratamento pode ser indicado para certas condições neurológicas que comprometem o controle sobre músculos específicos, resultando em movimentos e posturas desconfortáveis, como nos casos de rigidez muscular ou espasmos após um AVC.
Quanto às questões estéticas, em comparação ao uso de cremes anti-idade e outros tratamentos, a toxina botulínica oferece melhores resultados para linhas finas e rugas. Essas marcas de idade aparecem como resultado natural do envelhecimento, mas podem ser agravadas devido a hábitos, como má alimentação, tabagismo e exposição excessiva ao sol.
Além disso, a toxina botulínica é capaz de realizar alterações temporárias nas estruturas anatômicas da face como resultado do relaxamento dos músculos, produzindo efeitos como a modificação da posição do canto da boca, a elevação das sobrancelhas e o controle dos lábios durante o sorriso para que a gengiva não fique muito exposta. Também é utilizada para bloquear o suor nas mãos, pés e axilas. Com isso, os benefícios do procedimento são:
- Redução da atividade da musculatura facial que causa rugas dinâmicas;
- Suavização de linhas e marcas de expressão já existentes;
- Tratamento de suor excessivo;
- Melhora da autoestima do paciente;
- Criação de uma aparência mais descansada e relaxada;
- Prevenção de marcas de expressão.
Cuidados antes e após a aplicação da toxina botulínica
Os principais cuidados antes da aplicação da toxina botulínica são evitar a sensibilização da pele nas vésperas do tratamento e não utilizar cremes ou maquiagem no dia do procedimento.
Também é necessário seguir alguns cuidados simples após a aplicação de toxina botulínica para garantir os melhores resultados e minimizar possíveis efeitos adversos. As principais recomendações incluem:
- Evitar expressões faciais na primeira hora após a aplicação;
- Não se deitar por pelo menos 4 horas após o tratamento;
- Não praticar atividades físicas nas 24h seguintes à aplicação;
- Não massagear a área tratada;
- Evitar a exposição direta ao sol imediatamente após a aplicação;
- Não usar cosméticos em excesso na área tratada;
- Usar protetor solar diariamente.
Riscos e possíveis complicações da toxina botulínica
Embora o tratamento utilize uma toxina, este é considerado seguro e minimamente invasivo. No entanto, existem riscos associados ao procedimento. Entre os possíveis efeitos colaterais, estão queda das pálpebras, edema local, dores de cabeça, hipersensibilidade e assimetria facial. Em situações raras, complicações graves como o botulismo podem ocorrer, levando à paralisia generalizada e ao risco de morte.
A quantidade de toxina botulínica aplicada é pequena, e excessos causados por profissionais não habilitados para esse tipo de tratamento potencializam o risco dessas complicações. Além disso, existem contraindicações para o procedimento, como para pessoas com infecções próximas aos pontos de aplicação, alérgicas a algum componente da formulação, que possuem distúrbios de coagulação, gestantes, lactantes e portadoras de doenças neuromusculares ou imunológicas.
Qual profissional pode realizar a aplicação de toxina botulínica?
Existem alguns profissionais que podem aplicar a toxina botulínica, dependendo da finalidade do tratamento e desde que tenham a qualificação específica. Enquanto o dentista trata as questões relacionadas à sua área de atuação, como o bruxismo, o dermatologista é o especialista responsável por insatisfações ligadas aos sinais de idade e a outras questões estéticas.
Os riscos e as complicações são reduzidos com a execução adequada de um profissional experiente e qualificado para esse tipo de técnica, uma vez que o sucesso do tratamento depende da seleção correta da dose de toxina botulínica, da técnica apropriada de administração e do armazenamento seguro do material.
Agende uma consulta com a Clínica Claudia Savassi
Fontes: