Tecnologia de radiofrequência age na camada superior da pele, combatendo rugas e estimulando a produção de colágeno
Apresentado pela primeira vez no XVII encontro de Atualização e Especialização em Cirurgia Dermatológica, Tecnologias e Rejuvenescimento (AECD), o Futera é uma novidade que promete melhorar a textura da pele e recuperar a densidade cutânea. Realizado em maio de 2022, em São Paulo, o AECD é considerado um dos maiores congressos da área dermatológica, em que são trazidas as principais novidades da área, com ampla discussão de protocolos e parâmetros.
A partir da aplicação de radiofrequência microablativa, o Futera emite ondas eletromagnéticas que são convertidas em calor e promovem rejuvenescimento sem causar danos ao organismo do paciente. O aparelho atua principalmente na camada superior da derme, renovando as células da região que está sendo tratada e contribuindo diretamente para a melhoria da textura da pele.
O que é Futera?
Desenvolvido pelo fabricante coreano Asterasys, o Futera é um equipamento compacto e portátil que atua na camada papilar da pele — a camada superior da derme, sendo constituída por tecido conjuntivo frouxo. O dispositivo utiliza uma tecnologia minimamente ablativa que aplica radiofrequência em regiões-alvo, estimulando a produção de colágeno subdérmico e elastina.
Como resultado, o Futera é capaz de reduzir significativamente as linhas finas e rugas presentes no rosto do paciente, além de minimizar a aparência de pele solta. Todas essas alterações que podem ser tratadas a partir da tecnologia são considerados comuns do processo natural de envelhecimento, mas geram um significativo incômodo estético nas pacientes.
clique aqui para assistir
Um novo conceito em radiofrequência
A radiofrequência é uma tecnologia que já vem sendo utilizada há alguns anos para combater a flacidez facial ou corporal, considerada muito eficaz no tratamento de rugas, linhas de expressão e até mesmo na redução de gordura localizada e celulite. Para isso, os aparelhos que utilizam radiofrequência elevam a temperatura da pele e do músculo, estimulando a contração do colágeno e a produção de novas fibras.
Como consequência desse processo, a pele ganha sustentação e fica mais firme. Este tipo de tratamento é bastante seguro e pouco invasivo, destacando-se por ser indolor e muito eficiente no combate aos efeitos do envelhecimento. O Futera surge agora como uma revolução deste tipo de tecnologia, uma vez que conta com um método chamado Fusion — que age na camada superior da pele.
Quando o uso do Futera é indicado?
Entre as principais indicações de uso do Futera, estão:
- Redução de linhas finas;
- Correção de cicatrizes de acne;
- Suavização de lesões cutâneas superficiais;
- Melhora da elasticidade da pele;
- Redução da flacidez cutânea;
- Clareamento da pele;
- Redução de poros.
Para quem o tratamento é indicado?
A tecnologia de radiofrequência do Futera é indicada para qualquer pessoa que deseja suavizar as linhas de expressão, rugas e demais marcas de envelhecimento do rosto. É importante destacar que, a partir dos 25 anos de idade, é esperado que o organismo passe a produzir menos colágeno — a proteína que dá estrutura e elasticidade à pele. Como consequência, a tendência é que a pele fique mais fina e flácida.
Este processo de envelhecimento é natural e contínuo, e os tratamentos preventivos também devem ser. O ideal é que tecnologias como o Futera sejam realizados de maneira regular, sempre com a orientação e acompanhamento de um médico especializado, de modo que a pele esteja sempre saudável, hidratada e com uniformidade.
Principais benefícios do Futera
O Futera se destaca por entregar excelentes resultados ao paciente, suavizando rugas e marcas de expressão de maneira rápida e indolor. Embora alguns indivíduos relatem um pouco de desconforto durante a aplicação, este incômodo geralmente é mínimo, especialmente quando comparado aos inúmeros benefícios que este tratamento pode oferecer.
Em geral, a utilização da tecnologia é bastante satisfatória, com resultados que podem ser percebidos desde a primeira sessão e sem a necessidade de cuidados específicos por parte do paciente. A recuperação do organismo após o procedimento é bastante rápida, possibilitando que o indivíduo retome a rotina imediatamente, podendo inclusive aplicar maquiagem na região tratada.
Outro importante benefício do Futera está na possibilidade de combinar a tecnologia com tratamentos diferenciados, especialmente infusão de ativos de Drug Delivery. Dessa forma, é possível estimular a penetração das substâncias nas camadas superficiais e intermediárias da pele. O equipamento também pode ser aliado a outras tecnologias, tais como o Liftera®, permitindo assim a maximização dos resultados.
Em quais locais o Futera pode ser aplicado?
Uma vez que a principal indicação do Futera é para o tratamento de rugas e aprimoramento da aparência geral da pele, o rosto é a área do corpo mais indicada para ser tratada a partir desta metodologia. Isso não significa, entretanto, que outras regiões do organismo não possam receber radiofrequência.
O ideal é que o paciente sempre seja previamente avaliado por um médico especializado em tratamentos dermatológicos estéticos e clínicos, que deverá analisar suas queixas e conhecer as principais características do indivíduo. Com base nessas informações, o especialista conseguirá identificar os tratamentos mais adequados para o caso — indicando a aplicação do Futera ou de outra tecnologia, como o Quanta.
Saiba mais sobre a tecnologia Futera agendando uma consulta com a Dra. Claudia Savassi.
Fontes: