Além de suavizar manchas e sinais de idade, o tratamento cuida da pele após procedimentos estéticos
O LED foi inicialmente utilizado para tratar a dor em feridas cirúrgicas, mas logo se descobriu que também promovia a melhora na cicatrização dessas áreas, resultando na criação da máscara de LED. Esse benefício ocorre devido às frequências de luz que podem ativar e regular as células envolvidas na inflamação e na produção de colágeno durante o processo de cicatrização.
A máscara de LED utiliza luzes com diferentes colorações para ativar o metabolismo celular, oferecendo uma diversidade de benefícios para a pele, incluindo a estimulação de colágeno e a prevenção de sinais de envelhecimento, manchas e cicatrizes. Saiba como este dispositivo funciona e quais os cuidados envolvidos na utilização.
Agende uma consulta com a Dra. Claudia Savassi!
Para que serve o tratamento com máscara de LED?
A máscara de LED é um dispositivo composto por plástico e LEDs emissores de luz, projetado para se ajustar ao contorno do rosto. Portanto, essa tecnologia cobre toda a face, deixando aberturas estratégicas para os olhos, a boca e o nariz. As luzes emitem ondas com diferentes cores e temperaturas, com o propósito de estimular o metabolismo celular.
Dessa forma, a máscara de LED funciona por meio de uma reação fotoquímica, em que a luz penetra nos tecidos cutâneos de forma superficial ou profunda, dependendo do comprimento de onda. O tratamento é seguro; não provoca um aquecimento excessivo da pele, nem emite luz ultravioleta; levando a uma resposta gradual do organismo.
Devido à renovação das células, a máscara de LED consegue estimular a produção de colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela firmeza, elasticidade e juventude da pele. Com isso, o procedimento serve para o tratamento de diversas condições dermatológicas, como:
- Prevenção de rugas;
- Atenuação de linhas finas;
- Cicatrização de feridas;
- Redução da inflamação;
- Tratamento de acne;
- Controle da rosácea;
- Uniformização do tom da pele;
- Crescimento capilar.
Como é feito o tratamento?
Com a pele limpa e hidratada, o profissional coloca a máscara de LED com a cor adequada à condição dermatológica que será tratada. As luzes presentes no dispositivo podem ter cores diferentes, emitindo frequências e atingindo profundidades diferentes, de acordo com a finalidade do tratamento. Conheça mais sobre estas cores a seguir:
- Azul: combate bactérias, hidrata a pele e ajuda a amenizar manchas e vasinhos, sendo recomendada para pacientes com acne, eczema e rosácea.
- Vermelho: promove o rejuvenescimento, pois repara fibras de elastina, e contribui para a melhora de eczema, devido à ação anti-inflamatória e regeneradora.
- Amarelo: promove a elasticidade e estimula a produção de colágeno, além de ter efeito drenante.
- Branca: tem efeito calmante, reduz alergias (e sensibilidade) pós-peeling e potencializa a ação de cosméticos.
- Roxa: proporciona excelentes resultados na redução dos poros, na reparação de acne e na melhora da circulação sanguínea.
- Azul-claro: oferece relaxamento à pele enquanto combate a flacidez.
- Verde: inibe o estímulo exacerbado dos melanócitos responsáveis pela pigmentação da pele, estimula a circulação linfática e sanguínea e melhora a pele oleosa, ao regular as glândulas sebáceas.
O tratamento com a máscara de LED geralmente é realizado em quatro sessões, cada uma com a duração de uma hora, sendo uma vez por semana. O protocolo varia conforme as necessidades individuais de cada paciente, e os resultados são potencializados com o uso de cremes em casa.
Quais são os benefícios?
Os benefícios da máscara de LED são variados e relacionados às cores das luzes do dispositivo. Portanto, além de prevenir sinais de idade, essa tecnologia melhora a circulação sanguínea, ameniza manchas, potencializa o efeito dos produtos cosméticos e cuida da pele após procedimentos estéticos.
O tratamento com máscara de LED também oferece outras vantagens, como resultados visíveis sem a necessidade de recorrer a procedimentos mais invasivos ou de aguardar longos tempos de recuperação, sendo ideal para tratar diversas condições de pele com mínima interferência na rotina diária. Além disso, o procedimento é confortável mesmo para pacientes com peles mais sensíveis.
Existem contraindicações?
Embora seja um tratamento seguro, existem algumas contraindicações para o uso de máscara de LED. É necessário consultar o médico sobre a possibilidade de realização do procedimento quando a pessoa está fazendo uso de medicamentos fotossensibilizantes. Situações que impedem o uso do dispositivo são:
- Pessoas com sensibilidade à luz;
- Dermatose;
- Glaucoma;
- Infecções ativas;
- Feridas abertas;
- Histórico de câncer de pele.
Qual profissional pode realizar o procedimento?
O dermatologista é o médico especializado no diagnóstico e no tratamento de problemas cutâneos, como acne, eczema e sinais de envelhecimento. Portanto, esse profissional é capacitado a realizar procedimentos como a máscara de LED, monitorar sua eficácia, combinar protocolos e ajustar o tratamento de acordo com as necessidades do paciente.
Cuidados antes e depois da máscara de LED?
Antes da utilização da máscara de LED, é necessário limpar a pele com um produto suave para a remoção de sujeira, óleo e maquiagem, assegurando que a luz penetre nas camadas cutâneas da maneira esperada. Em seguida, é recomendado aplicar um hidratante leve para preparar a pele e evitar ressecamentos, pois a pele hidratada reage melhor ao tratamento.
Não esfolie a pele imediatamente antes do tratamento para não causar sensibilização. Da mesma forma, evite produtos irritantes, como retinol e ácido glicólico. Por fim, garanta que os olhos estejam protegidos das luzes para evitar desconforto ou danos. Se necessário, recorra ao uso de óculos de proteção apropriados.
Os cuidados após o uso da máscara de LED são semelhantes aos cuidados diários, como manter a hidratação cutânea, proteger a pele dos raios solares com o uso do protetor solar, além de evitar produtos agressivos para não provocar sensibilização. Qualquer incômodo deve ser relatado ao profissional.
Quanto tempo demora para ver os resultados?
De maneira geral, o tratamento com máscara de LED oferece resultados graduais, com a melhora na pele tornando-se perceptível após a conclusão do protocolo, que geralmente dura cerca de quatro semanas. No entanto, o tempo pode variar dependendo de fatores como a combinação da técnica com outros métodos de tratamento e a gravidade da condição da pele.
A duração dos resultados também pode variar, sendo geralmente mais prolongada quando o paciente mantém uma rotina diária de cuidados com a pele, realiza acompanhamento regular com o dermatologista e se submete a procedimentos estéticos adicionais. Além disso, a permanência dos efeitos também depende da resposta individual de cada pele.
Agende uma consulta com a clínica Claudia Savassi
Fontes: