Tratamento minimamente invasivo fortalece os folículos capilares e contribui para a regeneração capilar
O plasma rico em plaquetas é um preparado concentrado de plasma sanguíneo que contém uma alta concentração de plaquetas – células sanguíneas essenciais para o processo de coagulação e que cumprem um papel crucial na reparação de tecidos. As plaquetas presentes na composição são obtidas a partir do sangue do paciente que será tratado.
Também conhecido pela sigla PRP, o plasma rico em plaquetas contém muitos componentes sanguíneos que permitem nutrir, reparar e manter a saúde do corpo. A aplicação do concentrado de plasma contribui diretamente para o crescimento e o desenvolvimento dos tecidos, bem como para a regeneração celular. Quando injetado no couro cabeludo, portanto, favorece a regeneração capilar.
Como o PRP funciona?
O plasma rico em plaquetas possui uma concentração elevada de fatores de crescimento e proteínas. Quando o preparado é injetado no couro cabeludo do paciente, em áreas afetadas pela perda de fios, a substância estimula a regeneração celular e promove a saúde dos folículos capilares. Como consequência, é possível favorecer o desenvolvimento de novos folículos e o fortalecimento dos existentes.
O PRP também melhora a circulação sanguínea da área tratada, melhorando a distribuição e a entrega de nutrientes essenciais aos folículos capilares, promovendo, assim, um ambiente mais favorável para o crescimento dos fios. O plasma rico em plaquetas também contém substâncias anti-inflamatórias, que ajudam a proteger os folículos capilares e a reduzir a queda de fios.
Como o tratamento é realizado?
Para o tratamento capilar com PRP, é necessário primeiro coletar uma pequena quantidade de sangue do paciente. Essa amostra é, então, processada em uma centrífuga específica — que separa os componentes sanguíneos, permitindo a separação das plaquetas do restante do sangue. O plasma resultante carrega uma alta concentração de plaquetas, que são ricas em fatores de crescimento e regeneração.
Em seguida, o plasma rico em plaquetas é coletado e injetado diretamente no couro cabeludo, em áreas afetadas pela perda de cabelo. A substância irá agir localmente, melhorando a circulação sanguínea e estimulando o crescimento de novos folículos capilares.
Quando o tratamento com PRP é indicado?
Por sua elevada ação regenerativa, o plasma rico em plaquetas é amplamente utilizado na medicina para o tratamento de diversos tipos de lesão tecidual. No âmbito da dermatologia estética, as injeções de PRP podem favorecer o tratamento de cicatrizes de acne, estrias e celulite, mas são recomendadas principalmente para o tratamento da alopecia.
Entre as principais indicações de tratamento capilar com plasma rico em plaquetas, estão os casos de:
- Alopecia androgenética;
- Alopecia areata;
- Alopecia cicatricial;
- Pós-operatórios de transplante capilar, estimulando a cicatrização e promovendo um crescimento rápido e saudável dos fios;
- Necessidade de melhorar a qualidade dos fios;
- Condições inflamatórias ou infecciosas do couro cabeludo.
Além disso, o PRP pode ser aplicado nas regiões de barba e sobrancelhas com o intuito de estimular o crescimento de fios nessas áreas.
Benefícios do PRP
O principal benefício da aplicação do plasma rico em plaquetas é que esse concentrado aumenta a capacidade regenerativa dos fios de maneira natural. Além disso, o tratamento apresenta como vantagens significativas:
- Característica minimamente invasiva;
- Ação bioestimuladora, retardando o processo de envelhecimento da pele e ativando a produção e a absorção de colágeno;
- Fortalecimento das fibras capilares, prevenindo a queda de fios e nutrindo os folículos existentes;
- Utilização de material proveniente do organismo do paciente, sem risco de rejeição ou alergias;
- Possibilidade de ser utilizado como tratamento preventivo;
- Pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade, evitando danos celulares;
- Procedimento rápido e praticamente livre de desconfortos ao paciente.
Em quanto tempo verei os resultados?
A resposta ao tratamento com plasma rico em plaquetas pode variar de acordo com as características de cada organismo, a gravidade da perda capilar e os fatores que levaram à queda dos fios. Em geral, é necessário aguardar algumas semanas para notar melhoras na condição capilar, uma vez que os fios não crescem imediatamente.
Para favorecer o alcance dos resultados, a aplicação do PRP pode ser combinada a outros tratamentos capilares. Cabe a um dermatologista avaliar o caso criteriosamente e indicar a abordagem mais eficiente para o quadro apresentado.
Como é a recuperação após a aplicação?
Por se tratar de um tratamento minimamente invasivo e que utiliza material proveniente do corpo do paciente, a aplicação do plasma rico em plaquetas não demanda cuidados específicos após o tratamento. Não é necessário repouso ou qualquer outro tipo de atenção especial para que o paciente se recupere ou evite efeitos colaterais.
Há contraindicações?
O tratamento com PRP é praticamente livre de contraindicações. Mulheres grávidas, indivíduos que apresentam patologias sanguíneas ou pessoas com doenças autoimunes, no entanto, devem ser avaliados de maneira mais criteriosa antes de se submeter ao tratamento.
Agende sua avaliação na Clínica Claudia Savassi!
Fontes: