Fale conosco pelo WhatsApp

Rejuvenescimento da pele: benefícios e tratamentos

Imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Aparelhos estéticos inovadores suavizam rugas e linhas de expressão, proporcionando uma aparência jovial

O processo de envelhecimento é natural, gradual e inevitável. Com o passar do tempo, o organismo diminui a produção de colágeno e de elastina, a renovação celular e a hidratação da pele, resultando em rugas e flacidez. Para minimizar esses impactos, existem cuidados que promovem o rejuvenescimento da pele.

Consulte a Dra. Claudia Savassi para saber o melhor método para você.

Quais os fatores que influenciam o envelhecimento da pele?

Fatores genéticos e biológicos são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. São eles que influenciam a queda do colágeno e dos processos fisiológicos que proporcionam a sustentação, o viço e a maciez cutânea. Ter uma rotina de cuidados retarda essas ações e contribui para o rejuvenescimento da pele.

Também existem agentes externos que aceleram o envelhecimento. Geralmente, eles estão relacionados aos hábitos de vida, como a exposição excessiva ao sol. Os raios ultravioletas provocam danos na pele por ter a capacidade de alterar o DNA e de formar radicais livres. Outros fatores são:

  • Poluição;
  • Consumo de cigarros;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Sedentarismo;
  • Alimentação inadequada;
  • Pouca ingestão de água.

Quais os benefícios do rejuvenescimento da pele?

O rejuvenescimento da pele é um dos objetivos de tratamentos que melhoram a aparência e a saúde cutânea. Um de seus maiores benefícios é o aumento da autoestima, uma vez que a pessoa fica mais satisfeita com a própria aparência e sente maior confiança e bem-estar.

Entre outros benefícios do rejuvenescimento da pele, podemos mencionar a diminuição de rugas, linhas finas e manchas, assim como a melhora da firmeza, da elasticidade e da textura da pele. Para alcançar esse objetivo, o recomendado é a combinação com outros tratamentos.

Importância de cuidados preventivos e diários para a pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e cumpre a função de proteger o organismo de agentes externos, como bactérias e poluentes. Porém, eles também são nocivos à pele e provocam danos. Cuidados preventivos amenizam prejuízos, como o aparecimento de doenças e de sinais de idade.

Dessa forma, ter uma rotina de cuidados com a pele ajuda a mantê-la firme e macia. Algumas das medidas incluem limpá-la com regularidade para retirar sujeiras e desobstruir os poros, hidratá-la para evitar ressecamento e descamação e protegê-la da radiação UVA e UVB com protetor solar.

Tratamentos com tecnologias para rejuvenescimento da pele

Os equipamentos tecnológicos são aliados aos cuidados preventivos para uma pele mais uniforme, macia, lisa e jovem. Alguns dos principais tratamentos são:

  • Quanta pico: é um dos aparelhos de laser mais inovadores para o rejuvenescimento da pele. O equipamento emite pulsos de laser curtos e potentes para promover o estímulo da produção de colágeno, o que suaviza a flacidez, as rugas e as manchas da pele;
  • Derma V: é uma tecnologia inovadora que utiliza laser para o rejuvenescimento da pele. Com o conceito All in One, viabiliza uma pele mais jovem ao tratar pigmentos e lesões vasculares por meio de um comprimento de onda mais ampliado, que acessa camadas cutâneas profundas;
  • Vzet: utiliza o ultrassom microfocado de alta intensidade para criar um efeito lifting sem cortes. A energia emitida provoca a coagulação nas camadas cutâneas devido à ação térmica, o que inicia o processo de reparação de tecidos e resulta no rejuvenescimento da pele com suavização de marcas de expressão;
  • Youlaser: é um aparelho que emite o laser de CO2, que é ablativo, e o de arseneto de gálio, não ablativo, no mesmo local. Enquanto o primeiro atua nas camadas superficiais para remover tecidos com lesões, o segundo age em profundidade com a estimulação de colágeno. A ação combinada de eliminação das alterações cutâneas e de provocação do processo de cicatrização possibilita uma pele mais jovem;
  • Coolifting: cria um efeito de lifting facial ao combinar a ação do CO2, do ácido hialurônico e do colágeno. O tratamento cria um choque térmico que leva à contração e expansão dos tecidos cutâneos na tentativa de neutralizar a sensação provocada. Com isso, ocorre o aumento da microcirculação cutânea e da oxigenação dos tecidos, que levam ao rejuvenescimento da pele;
  • Lutronic Ultra: o diferencial dessa tecnologia é a capacidade de oferecer uma maior personalização em comparação com outros tratamentos. A tecnologia utiliza o laser de túlio para deixar a pele mais jovial e uniforme, viabilizando o ajuste de acordo com o tipo de pele e de outras características do paciente;
  • Morpheus: tecnologia de radiofrequência que promove contração dos tecidos conjuntivos a partir do microagulhamento profundo associado a uma técnica de radiofrequência fracionada;
  • Sylfirm: este dispositivo de microagulhamento por radiofrequência utiliza ondas pulsadas ultracurtas e ondas contínuas, promovendo um efeito térmico que causa coagulação contínua de diversas camadas de pele, favorecendo a renovação das células e o alcance de um efeito de rejuvenescimento.

Consulte a Dra. Claudia Savassi para saber o tratamento mais indicado.

Rejuvenescimento de pele na Clínica Claudia Savassi

A Clínica Claudia Savassi oferece essas e outras tecnologias para o rejuvenescimento da pele. A doutora é membro da Sociedade Brasileira de Laser e da International Academy of Cosmetic Dermatology e domina técnicas e equipamentos de última geração.

Os tratamentos são recomendados após criteriosa análise, respeitando as características e as necessidades reais de cada paciente. O foco é o bem-estar e a saúde integral. Portanto, o cuidado com a personalização do tratamento evita resultados que aparentam excessos e artificialidade.

Agende uma consulta com a Dra. Claudia Savassi para prevenir e tratar o envelhecimento com equipamentos e técnicas de última geração.

Fontes

Sociedade Brasileira de Dermatologia