Composto injetável destaca-se como um potente estimulador de colágeno, auxiliando na prevenção e tratamento de rugas e flacidez
O envelhecimento do organismo faz com que a renovação das células vá se tornando naturalmente mais lenta com o passar dos anos. Uma das consequências desse processo é a redução da produção de colágeno, a principal proteína responsável por garantir a firmeza e elasticidade da pele, fazendo com que o indivíduo desenvolva rugas e flacidez. O Sculptra é uma substância que foi desenvolvida justamente para combater esta perda.
O Sculptra é um composto injetável de ácido poli-L-lático, um polímero sintético biocompatível e absorvível pelo organismo que estimula a produção de colágeno e atua no preenchimento e correção de sulcos decorrentes do processo de envelhecimento. A substância pode ser aplicada tanto superficialmente como em camadas mais profundas da pele, conforme as necessidades e características do paciente.
Entenda o que é o Sculptra
O Sculptra é um bioestimulador de colágeno, ou seja, uma substância que pode ser injetada na pele com o intuito de estimular a produção de colágeno pelas células presentes na região de aplicação. Este tipo de substância é biocompatível com o organismo humano, ou seja, é capaz de promover uma resposta biológica apropriada, sem causar reações adversas ou ser tóxica ao paciente.
A aplicação do Sculptra promove um tratamento de dentro para fora, em que é estimulada a produção natural de colágeno pelo organismo. O intuito é devolver a firmeza e sustentação da pele, recuperando a estrutura perdida ao longo do processo de envelhecimento, levando ao aumento da espessura da pele e suavizando as linhas de expressão do rosto.
Quando o tratamento é indicado?
A aplicação do Sculptra é indicada para homens e mulheres que apresentam flacidez cutânea associada ao envelhecimento e perda de volume facial, seja por causa de emagrecimento importante ou no caso de esportistas de alto rendimento que tiveram significativa mudança nos tecidos da pele. O ideal é que o tratamento seja realizado quando a produção de colágeno ainda não foi muito comprometida, de modo a ajudar na prevenção.
A partir dos 30 anos de idade já pode ser recomendada a execução de um tratamento com estimuladores de colágeno, uma vez que a produção desta proteína começa a ser comprometida nesta faixa etária. Não é recomendado esperar o aparecimento dos sinais de envelhecimento para se submeter ao tratamento, sendo mais eficiente aplicar o Sculptra para ajudar na prevenção do que utilizá-lo como procedimento para rugas profundas.
É importante destacar que o Sculptra não apresenta efeito preenchedor e nem paralisa os músculos, ajudando na melhoria da firmeza da pele. O produto certamente melhora as rugas e sulcos apresentados pelo paciente, mas pode ser necessário associar sua aplicação a outros tratamentos estéticos para um melhor resultado.
Existem contraindicações?
O tratamento com Sculptra não é indicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando, nem para pessoas que possuem preenchimento definitivo na face. Pacientes que apresentam processos infecciosos no local de aplicação, assim como espinhas, devem primeiro solucionar este problema para então se submeter ao procedimento.
Em quais regiões do corpo o Sculptra pode ser aplicado?
Além do rosto, o Sculptra pode ser muito eficiente para melhorar a flacidez e as rugas em regiões como:
- Pescoço e colo;
- Braços;
- Abdômen;
- Coxas;
- Glúteos;
- Mãos.
Em quais regiões do corpo o Sculptra pode ser aplicado?
Como é feita a aplicação?
Assim como todo procedimento médico, o Sculptra é realizado conforme a necessidade de cada paciente. A substância é injetada em pontos específicos da pele, na região a ser tratada, com auxílio de uma agulha muito fina ou cânula . O procedimento não é dolorido, uma vez que é usado um produto anestésico ao longo da preparação para o tratamento.
O Sculptra é injetado na camada intermediária da pele, provocando uma ação inflamatória que estimula o organismo a produzir colágeno. Esse processo leva a uma melhora natural do aspecto e firmeza da pele na região tratada. É considerado normal que, nos primeiros dias após o procedimento, a região de aplicação fique um pouco avermelhada, sensível e inchada, mas a tendência é que essas alterações se solucionem em poucos dias.
Resultados do tratamento e recomendações
Após a aplicação do Sculptra, é recomendado que o paciente faça massagens na região tratada cerca de 2 a 3 vezes ao dia, utilizando um produto hidratante para a pele. Também é indicado evitar a exposição solar nos primeiros dias após o procedimento, bem como evitar a prática de atividades físicas nas primeiras 48 horas. Não é necessário se afastar do trabalho ou evitar outras atividades do cotidiano durante a recuperação.
Os resultados do Sculptra podem ser melhor observados após a segunda aplicação, quando o estímulo de colágeno provocado pelo tratamento já apresentou resultados. O número de sessões necessárias é variável de acordo com as necessidades de cada indivíduo, sendo recomendada uma pausa de 30 dias entre cada aplicação. Os resultados são duradouros, podendo ser associados a outros tratamentos estéticos.
Para saber mais a respeito do Sculptra e descobrir se este é o tratamento ideal para você, entre em contato e agende uma consulta na clínica Dra. Claudia Savassi.
Fontes: